SPEAKERS2019-04-24T10:58:12+00:00

SPEAKERS

CEiiA

Frederico Custódio

Frederico Custódio é licenciado em Engenharia de Polímeros pela Universidade do Minho e doutorado em Ciências de Materiais pela Universidade de Eindhoven na Holanda. Durante 14 anos dedicou a sua atividade profissional à investigação e desenvolvimento de materiais e produtos. Foi Senior Manager na SABIC, Holanda, e consultor de várias empresas nas áreas de desenvolvimento de produto. Geriu na INTELI, Lisboa, programas relacionados com Inovação Social e é, desde 2017, responsável no CEiiA pela unidade de Intelligence e Investigação para novos programas nas áreas da sustentabilidade e cidades inteligentes.

DHL Group

Björn Hannappel

Schneider Electric

Ana Vieira Simões

Ana Simões nasceu Torres Novas em 1977 e considera-se uma ribatejana de coração. O gosto pelas pessoas esteve na base da sua procura pela licenciatura em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Anos mais tarde, especializou-se em gestão na Católica Lisbon School of Business & Economics.

Os primeiros anos profissionais foram dedicados à Consultoria na área de Capital Humano e na Deloitte Consulting desenvolveu competências na área de Formação e Desenvolvimento, Gestão da Mudança, Análise e Descrição de Funções e Modelos de Avaliação de Desempenho. Passou também pelo setor do Retalho Premium com a Nestlé Portugal, onde consolidou a sua experiência na área da Formação e Desenvolvimento de pessoas. Colaborou com a Jason Associates onde aplicou o conceito “pessoas felizes fazem mais, melhor e durante mais tempo” e atualmente é na Schneider Electric Portugal que pretende acrescentar valor, todos os dias, ao capital humano enquanto responsável pelos Recursos Humanos das várias unidades de negócio.

EDP Comercial

António Coutinho

EU Commission

Matthew Baldwin

Faculty of Business and Economics of University of Antwerp

Theo Notteboom

GALP

Joana Garoupa

Beta-i

Gonçalo Faria

Gonçalo Faria é Director de Programa do Smart Open Lisboa, o programa de inovação aberta da CML para a área das smart cities.

Dell EMC

Isabel Reis

Tendo começado uma carreira no marketing (em seguimento à formação de base na Universidade Católica) na Oracle Portugal, que mais tarde acumulou com a direção de parceiros na Software AG e depois novamente com a direção de marketing na Informix, ingressou finalmente numa carreira comercial em Outubro de 2000 na EMC. É atualmente Diretora Geral em Portugal e Espanha da Dell Technologies Enterprise, com a responsabilidade da gestão e da operação de um volume de negócios acima dos 260M$. O que realmente a move são as pessoas, a gestão de equipas e a sua diversidade, estreitar relações com os clientes e parceiros e entender realmente quais são os seus desafios e preocupações, alem de gostar de conhecer e trabalhar com culturas distintas. Gosta muito de tudo o que possa fazer em família e com os amigos, de praia, de espaços verdes, de jantaradas e passeatas e adora o Benfica (a sua grande paixão) , motas e mergulho.

CEiiA

Catarina Selada


Catarina Selada colabora com o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento desde 2016, tendo anteriormente assumido a função de Coordenadora da área de Cidades da INTELI – Inteligência em Inovação, Centro de Inovação. Tem participado em diversos projectos nacionais e europeus na área do desenvolvimento das cidades e territórios, com foco na sustentabilidade e inovação.

Coordenou a plataforma Smart Cities Portugal e é responsável pelo Smart City Index, tendo sido gestora técnica da RENER – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes. Foi designada Personalidade do Ano Smart Cities Live 2016, pelo Conselho Estratégico da AIP – Associação Industrial Portuguesa no âmbito da “Green Business Week”.

É licenciada em Economia e Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo ISEG – Universidade de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Governança, Conhecimento e Inovação pela Universidade de Coimbra.

Ubiwhere

Ricardo Vitorino

Ricardo Vitorino é o atual gestor de inovação da Ubiwhere na área das Smart Cities, coordenando as equipas técnicas responsáveis pelo desenvolvimento de produtos para cidades e na participação nos projetos financiados neste domínio. 

Com um Mestrado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, começou a trabalhar em 2011 na área de Cidades Inteligentes e Mobilidade, onde ajudou a criar uma plataforma de dados abertos para mobilidade urbana chamada One.Stop.Transport (OST). Desde então, trabalhou em diferentes projetos relacionados com cidades inteligentes, ganhando experiência com tecnologia FIWARE, principalmente no piloto FIWARE Lisboa, onde ajudou a publicar de forma aberta os dados referentes à mobilidade e turismo da capital, através da plataforma OST. 

Juntou-se à Ubiwhere no início de 2015 e focou a sua atenção no desenvolvimento de soluções direcionadas às Smart Cities (sob a marca Citibrain), particularmente no que concerne aos serviços de backend de tratamento de dados e serviços de planeamento de rotas para melhorar a eficiência da mobilidade em ambiente urbano. 

Também colaborou no desenvolvimento do “Porto as a FIWARE-enabled city”, com a implementação de tecnologia FIWARE para a cidade do Porto e a contribuição para o processo de publicação aberta de dados de tráfego e ambientais nessa plataforma. 

É desde Abril vice-presidente de um dos Grupos do Instituto Europeu de Standards de Telecomunicações (ETSI), a organização que define as normas europeias no setor das telecomunicações.

Schneider Electric

Rui Queiroga

CEO COMPTA

Jorge Delgado

O percurso profissional de Jorge Martins Delgado esteve sempre ligado à indústria das Tecnologias de Informação e Comunicação, universo onde consolida a carreira desde 1982. Hoje presidente da comissão executiva da COMPTA, a mais antiga tecnológica portuguesa em atividade, Jorge Martins Delgado exerceu funções de gestão, direção e administração em organizações como a Holding Servicios (Portugal), o Grupo SolS & Solsuni, a Vortal ou a Gerco (Grupo Mota-Engil). O processo de internacionalização do Grupo SolS & SolSuni, que teve oportunidade de liderar através de operações na Europa (Espanha e Polónia), em África (Angola) e na América Latina (Argentina), constitui-se como outro dos marcos da sua extensa trajetória no mundo das TIC. Exigente, competitivo e ambicioso, avesso à perpétua resistência à mudança e adepto de um modelo de liderança sustentado no mérito, ocupa as suas muito poucas horas vagas na gestão do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo. Uma instituição desportiva de Utilidade Pública, do concelho de Oeiras, que lhe permite estar socialmente ativo, trabalhar em prol da comunidade e fomentar o conceito de payback à sociedade.

Diretora do Fundo Ambiental

Alexandra Carvalho

Alexandra Ferreira de Carvalho licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1992. Em 27 de junho de 2018 foi designada para o exercício do cargo de Secretária-Geral do então Ministério do Ambiente, atual Ministério do Ambiente e da Transição Energética, tendo vindo a desempenhar essas funções desde novembro de 2014 no âmbito do anterior Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, sendo responsável pela atuação do Ministério no âmbito internacional, assegurando o apoio à formulação de políticas e de estratégias que contribuem para o crescimento sustentável num processo de transição para uma sociedade com baixo consumo de carbono. Nas suas funções é ainda responsável pela coordenação do programa orçamental do Ministério. Igualmente encontra-se incumbida do apoio técnico e administrativo a conceder aos membros do Governo e aos serviços da administração direta do Ministério, nos domínios da gestão de recursos humanos, financeiros, jurídico e de contencioso, e ainda da informação e relações públicas.

Desde 1 de janeiro de 2017, que por inerência de funções é Diretora do Fundo Ambiental, instrumento financeiro que apoia entidades, atividades ou projetos que concretizem políticas de desenvolvimento sustentável e que contribuem para o cumprimento dos objetivos nacionais e internacionais nos domínios da descarbonização, das alterações climáticas, da economia circular, da educação ambiental, da recuperação de danos ambientais, da conservação da natureza e dos recursos hídricos

Nos dez anos que antecederam estas funções, foi Diretora do Departamento de Relações Internacionais do então Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, em que promoveu a atividade internacional do Ministério na União Europeia e em organismos bilaterais e multilaterais, assegurou a gestão de processos de pré-contencioso e contencioso comunitário, contribuindo para o reforço do papel do Ministério na definição e implementação de políticas de cooperação para o desenvolvimento.

Em 2007, coordenou a participação do Ministério na Presidência Portuguesa da União Europeia. Entre 2001 e 2002, desempenhou funções como assessora na Direção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território do Algarve. Entre 1992 e 2001, trabalhou no Gabinete para os Assuntos Legislativos de Macau, tendo participado nas negociações do Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês.

Fundo Ambiental

Ana Salgueiro

Consultora em Engenharia do Ambiente, com mais de 20 anos de experiência profissional na área do ambiente.

Em 2012 fundou a empresa Ana Salgueiro – Consulting for Sustainability, que desenvolve atividades de consultoria em sustentabilidade e ambiente para organizações de diferentes setores de atividade.

Tem vindo a desenvolver a atividade de docência como professora convidada em diferentes instituições, mais recentemente na Universidade Aberta na Licenciatura em Ciências do Ambiente. Entre 2006 e 2011 dirigiu a área do risco e responsabilidade ambiental na consultora E.Value, SA. De 2001 a 2006 fez parte da equipa da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) no departamento de licenciamento ambiental.

É licenciada e doutorada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

Lis-Water /Presidente do Conselho Estratégico da PPA

Jaime Melo Baptista

Jaime Melo Baptista, engenheiro civil especializado em engenharia sanitária, é Investigador-Coordenador do LNEC, Coordenador do Lisbon International Centre for Water (LIS-Water), vogal do CNADS e Presidente do Conselho Estratégico da PPA e foi Comissário de Portugal ao 8.º Fórum Mundial da Água 2018. Integrou o conselho de administração e o conselho estratégico da IWA. Foi presidente da ERSAR (2003-2015), dirigiu o Departamento de Hidráulica (1990-2000) e o Núcleo de Hidráulica Sanitária (1980-1989) do LNEC, e consultor. Foi distinguido com o IWA Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science.

Secretary General of E.DSO

Roberto Zangrandi

Roberto Zangrandi is the Secretary General of E.DSO, the association of the leading European electricity distribution system operators (DSOs). Previously, he has been Special Adviser of E.DSO on secondment from Enel Group of Italy since 2015. At Enel he guided their EU Institutional Affairs office in Brussels between 2007 and 2014. He has also worked as Director of External Relations for Fiat in Frankfurt and gained extensive experience as an economic and financial journalist for various publications. Mr. Zangrandi has been the founding Chairman of the CSR Managers Network of Italy and held the postgraduate Chair of Public Relations at Udine University, the first to teach the practice in Italy. He studied Political Science and Sociology and holds a Master in International Associations Management from the Solvay Brussels School.

Schneider Electric

João Rodrigues

João Rodrigues é o Country Manager da Schneider Electric Portugal, desde janeiro 2017. Enquanto Country Manager, João Rodrigues lidera e define a estratégia de negócio que ajuda os clientes da Schneider Electric a tirar maior partido da transformação digital nos seus negócios – com principal foco na gestão energética e soluções de automação seguras, fiáveis, eficientes, conectadas e sustentáveis.

Formado em Engenharia Eletrotécnica e em Automação e Eletrónica Industrial, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), conta com mais de 28 anos de experiência na área. Para além dos estudos universitários realizou 2 Pós-Graduações, uma dedicada à Gestão e Mercados Internacionais e o Programa Avançado de Gestão para Executivos (PAGE) da Universidade Católica Portuguesa.

Em 1990 iniciou a carreira na Efacec Energia, onde exerceu diversas funções na actividade comercial. No final do ano 1999, no momento da sua saída da Efacec Energia, era o responsável comercial das vendas no mercado nacional.

Integrou os quadros da Schneider Electric Portugal em janeiro de 2000, como responsável do Technical Support Center da Agência Comercial de Lisboa. Ao longo destes 18 anos na empresa, ocupou vários cargos: foi o Director da Agência Comercial de Lisboa, conduziu o Desenvolvimento Estratégico, passou a Vice-Presidente de Energy Business e, por fim, acumulou o cargo de Vice-Presidente da actividade Field Services com o cargo de Vice-Presidente do IT Business.

NEC Portugal

João Paulo Fernandes

Sarah Hanachi

Sarah Hanachi is a Certified expert in Digital Management, she is the founder of Digitalis, a consultancy and training firm which mission is to partner with every organization to succeed its digital transformation Journey.

Sarah has led successful digital transformation audits mainly in the financial sector in Tunisia and in Africa, she also delivered many training sessions about the impact of Digital Transformation, and actively participated as speaker in many events such as Tunisia Digital Summit 2018, EBSOMED ROADSHOW, The Impact of Digital Transformation in the Energy Sector by STEG, AFRIC’UP…

Sarah has a solid track record and a proven experience of 10 years at leading multinational companies in the Digital Technology arena, such as Microsoft where she built the first innovation center in North Africa and held several Management positions in partners and sales management, as well as IBM where she was managing Marketing and Communication over North and West Africa Territory.

Sarah has several excellence recognitions such as : Microsoft Outstanding Local Software Economy Leadership (2008), IBM Forward Thinker Award (2011), Microsoft NEPA Key Talent (2015).

Agency Web Power

Ines Nasri

Chairman at AWECT Holanda

Bertrand Van Ee

Bosch GmbH | XING

Bernd Heinrichs

EDP Distribuição

António Aires Messias

António Aires Messias é licenciado em Engenharia Eletrotécnica (Energia e Sistemas de Potência) pelo Instituto Superior Técnico (IST) e MBA pela Universidade Católica Business School Lisboa.

Com uma vasta experiência em Sistemas de Energia Elétrica,  coordena atualmente a estratégia sobre as Cidades Inteligentes   da EDP Distribuição onde é Adjunto do Conselho de Administração   , bem como do Board da EDSO (Associação DSOs Europeus) e  membro do Comité Nacional da CIRED.

 

Netafim

Naty Barak

Naty Barak is Chief Sustainability Officer of Netafim, pioneer and global leader in drip irrigation solutions. Mr. Barak has been with Netafim since 1975. Prior to his current post, he served as Director of Marketing, Treasurer, Executive VP of Netafim USA, and President of Netafim South Africa.

Naty is a member of the steering committees of the United Nations CEO Water Mandate and chairman of the Technical Committee for Water Reuse of ISO, the International Organization for Standardization.

Naty studied International Relations and Political Science at The Hebrew University of Jerusalem and is a graduate of the Executive Management Program at the Recanati School of Business at Tel Aviv University.

CISCO

Lara Noivo

Currently she is helping cities to address these new challenges, and helping communities and
their leaders unlock the social, economic, and environmental benefits of digital transformation journey, across the EMEAR region. She is also leading strategic partnerships with key Urban Service Providers and building a strong partner eco-system for scale in the smart cities and IoT businesses. Developing, in an advisory capacity, long-term relationships with cities, she also provides expertise on how to channel EU funding (knowledge acquired when she worked in the European Commission) to leverage local and European smart city projects, across the EU
member countries.
She has a vast experience in Energy Efficiency, EE in buildings, connected lighting, sustainable environment and climate change topics. She worked in The European Innovation Partnership
on Smart Cities and Communities, launched by the European Commission, where she represented the Philips Chief Strategy and Innovation Officer. The initiative was launched in 2012 and had the objective to “establish strategic partnerships between industry and European
cities to develop the urban systems and infrastructures of tomorrow”. Since then she has been working closely to support cities in various countries to become real smart cities.

Efacec

Ângelo Ramalho

Ângelo Ramalho, de 55 anos, é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e concluiu o Programa de Alta Direção de Empresas da AESE Business School. Com mais de 25 anos de experiência no setor energético, passou por empresas como a Shell Portugal (1991-95), a Gás de Portugal (1999-2005) ou a Galp Energia (2005-06).
Entre outras funções, foi Administrador Delegado das empresas de distribuição de Gás Natural, Lusitaniagás e Lisboagás, Administrador Executivo da Galp Power e Diretor Geral do GPL da Galp Energia. Desempenhou ainda funções de Administrativo não-executivo da Portgás, Setgás, Galp Açores e Galp Madeira.
Em dezembro de 2006, assumiu as funções de Presidente do Conselho de Administração eDiretor de Global Power Sales da Alstom Portugal.
Desde outubro de 2015 que é o CEO da EFACEC, a maior empresa portuguesa do setor elétrico e eletromecânico. Acredita que a energia das suas pessoas é o fator crítico de sucesso na concretização dos
projetos que lidera.
Quando não se encontra a liderar transformações, gosta de se dedicar à vela, à corrida e ao modelismo. Atividades onde o trabalho em equipa, a resiliência e o foco são fundamentais.

Deloitte

Jean Barroca

Jean Barroca é manager da Deloitte Portugal na área de Smart Things & Internet of Things.

Antes de entrar para a Deloitte, trabalhou com o Banco Mundial nas regiões da América Latina e África. Foi responsável pelo co-desenho e desenvolvimento de ferramentas TIC para resolver problemas urbanos. Trabalhou também na co-criação de estratégias de inovação aberta para cidades e países, aplicando metodologias de design thinking. Foi membro do Innovation Labs do Banco Mundial e esteve envolvido em projetos em África (Congo Kinshasa, Tanzania, Egipto e Moçambique), Médio Oriente (Líbano) e América Latina (Colombia, Trinidad e Tobago, Chile).

Este envolvido em diversos projetos de investigação financiados pela Comissão Europeia nos temas de Smart Cities, Dados Abertos, Living Labs e Mobilidade. Desenvolveu plataformas de inovação e aplicou metodologias de design thinking para o desenho de serviços e modelos de negócio. O seu último projeto focou-se na alteração comportamental para a melhoria da mobilidade urbana através de gamification.

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Susana Fonseca

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE – IUL, é investigadora de pós doutoramento na área da Sociologia do Ambiente no ICS-ULisboa. Tem trabalhado sobre temas como a percepção de risco, ambiente e saúde, eficiência energética e energias renováveis e substâncias químicas. É fundadora e membro da direção da organização não governamental de ambiente  ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, desde janeiro de 2016, onde coordena a área “Sociedades Sustentáveis e Novas Formas de Economia”. Faz parte do grupo de fundadores da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, CRL, a primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal, sendo membro da Direção desde janeiro de 2015. ​

Simas Oeiras

Nuno Campilho

Licenciado em Relações Internacionais e Pós-graduado em Comunicação e Marketing Político, em Ciência Política e Relações Internacionais e em Tecnologias e Gestão da Água. Possui um Mini-MBA do INDEG/ISCTE, o PDE (Programa de Direção de Empresas) da AESE e o Executive MBA do IESE/AESE. Foi presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos e da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e é consultor especializado em modelos de gestão de serviços públicos de água e saneamento. Foi administrador executivo dos SMAS de Oeiras e Amadora e chefe de gabinete do Ministro do Ambiente no XV Governo Constitucional. Exerceu ainda funções de administrador da Oeiras Viva, E.M., de membro da direção da Universidade Atlântica e de vogal do Conselho de Gerência da Habitágua, E.M.. É membro da Comissão Especializada de Inovação da APDA e Diretor Delegado dos SIMAS de Oeiras e Amadora.

Microsoft

José Ondiviela

Jose Antonio is the Microsoft Western Europe SmartCities Director. He joined Microsoft in 1995 and holds a wealth of Microsoft experience in field sales, sales strategy, partners management, operations and marketing. He incubated the WW CityNext (SmartCities Solutions from Microsoft partners) program. Frequent speaker at International events like SmartCityExpo, Mobile World Forum, TEDTalk, EU Events…

He studied his Telecommunications Engineer University Degree in Madrid, a Master in Enterprise and Institutional Communication Management in Barcelona, and a Financial Business Master online from INSEAD. He is currently writing a Doctoral PhD Thesis at Universidad Francisco Vitoria, Madrid on “Beyond SmartCities 2.0: How to create an Attractive City for Talented Citizens”.

His favorite hobbies are Wine Culture (Enology), Golf, and spend time with his family at country space.

Lime Portugal

Luís Pinto

Luis Santiago Pinto tem 27 anos e é formado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. O seu percurso no mercado de trabalho começou numa startup tecnológica, quando tinha apenas 19 anos. Empreendedor é uma das palavras que melhor o classifica: lançou 3 empresas em apenas 3 anos.
Em 2016 tornou-se Director de Operações da Uber em Portugal e Espanha, cargo que ocupou durante cerca de 3 anos. A Lime surgiu no percurso de Luís em outubro de 2018, e desde então assume a posição de Director de Expansão da marca em Portugal.  

Lime

Paloma Castro

Paloma Castro Martínez is a global consumer brand strategist with over 20 years’ experience of working with FTSE 100 companies on digital strategy, corporate communications and regulatory affairs.
As Global Head of Communications for Lime – the scooter sharing company – she leads international communications across channels. She has successfully led the launch of Lime in over +100 cities and secured the brand’s position in the market, and has introduced Lime to unique opportunities such as its partnership with Paris Fashion Week and Stella McCartney.
In previous roles, Paloma served as Global Director of Corporate Affairs for LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), the world’s leading luxury goods company, worked as Head of EU Corporate Affairs for eBay, PayPal, Skype and also as Head of Regulatory and Public Affairs at McDonald’s Europe.
Paloma is a corporate lawyer by training, and holds a LL.M in Law, from the University of Valladolid, Spain. She also gained a postgraduate degree in urban planning and environmental management as well as an MBA from the French Ministry of Finance. She has also completed a postgraduate degree in digital management from INSEAD.   

Royal HaskoningDHV

Nanco Dolman

Nanco Dolman is leading professional in Water Resilient Cities at Royal HaskoningDHV with a MSc in Civil Engineering from Delft University of Technology (1998) and a BLA in landscape architecture from Amsterdam Academy of Architecture (2008). From 2011 to 2016 Nanco was part time lecturer Adaptive Urban Development at Rotterdam University of Applied Sciences. And since 2015, Nanco serves as UN-ISDR Resilient Cities advocate. As one of the Dutch front runners in Water Sensitive Urban Design (WSUD) Nanco is specialized in bridging water resilient design and engineering in making cities less vulnerable to water extremes, urban heat, degrading environments, and on-going population growth. Following his experience in various adaptation strategies for delta cities (incl. Bangkok, Rotterdam, New Orleans, New York), Nanco is currently the Water Sensitive City expert for the EU funded project CATCH; ‘water sensitive cities: the Answer To Challenges of extreme weather events’ research project in the North Sea Region.

INOVA +

Miguel Sousa

Miguel Sousa, Perito dos programas Urbact (https://urbact.eu/) e Urban Innovative Actions (https://www.uia-initiative.eu/en) e administrador da INOVA+ (https://inova.business/).

CARRIS

Tiago Lopes Faria

IFRRU

Abel Mascarenhas

Abel Mascarenhas preside à Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, órgão máximo de direção desta estrutura de missão, criada especificamente para gerir este instrumento financeiro.

Para além de assumir a responsabilidade pela representação institucional, coordena as áreas de auditoria, sistemas de informação e  pagamentos.

Com reconhecida experiência na área financeira, tecnológica e de coordenação, contribui ativa e empenhadamente para o planeamento, conceção e a execução da estratégia de implementação do IFRRU 2020.

Comissão Europeia

Graça Carvalho

Maria da Graça Carvalho é membro da Unidade “Aconselhamento Científico” da Comissão Europeia. Foi Conselheira do Comissário da Investigação, Ciência e Inovação, Conselheira Principal do Presidente da Comissão Europeia e Deputada do Parlamento Europeu de 2009 até 2014. Em 2011 recebeu o prémio de melhor deputado ao Parlamento Europeu na área da Investigação e Inovação. Em fevereiro de 2012 foi nomeada relatora do programa específico de execução do programa Horizonte 2020 – Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020). Foi Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo Constitucional e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional. É Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Mecânica do IST da Universidade de Lisboa desde junho de 1992. A sua principal área de investigação é Energia, Ambiente e Alterações Climáticas. Foi membro fundador da Academia de Engenharia. É Sócio Correspondente da Academia das Ciências. É membro da Real Academia de Engenharia de Espanha. Foi condecorada pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública. É vogal do Conselho das Ordens de Mérito Civil.

ADENE

Maria João Coelho

Maria João Coelho, Vice-Presidente da ADENE – Agência para a Energia

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), tendo efetuado uma pós-graduação em “Proteção Civil – Riscos Naturais e Tecnológicos” no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Foi Assistente de Investigação no Grupo de Ordenamento do Território, do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT-UNL, sendo mais tarde Bolseira de Investigação no Grupo CCIAM (Climate Change Impacts, Adaptation and Mitigation) da FCUL e, ainda, Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a tese de dissertação (em desenvolvimento) subordinada ao tema ‘Integração do ambiente nas políticas sectoriais: alterações climáticas e energias renováveis’, no contexto do Doutoramento em Políticas Públicas no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Faz o seu percurso como Técnica de ambiente da empresa IPA – Inovação e Projetos em Ambiente, Lda. Passou pela empresa GIBB Portugal, S.A. como Engenheira Projetista do Departamento de Ambiente e posteriormente do Departamento de Hidráulica e Recursos Hídricos. Foi Assessora do Secretário de Estado do Ambiente, nos XVII e XVIII Governo Constitucional, e Adjunta do Secretário de Estado da Energia, no XXI Governo Constitucional.