Alexandra Leitão
Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública
Short Bio
Alexandra Leitão nasceu em Lisboa em 1973.
Licenciada, Mestre e Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Foi Secretária de Estado Adjunta e da Educação do XXI Governo Constitucional.
Entre 2009 e 2011 foi Diretora-Adjunta do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros (CEJUR), onde desempenhou funções de consultora de 1999 a 2009.
Vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República entre 2011 e 2015.
Adjunta de Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XIII Governo Constitucional entre 1997 e 1999.
Ana Costa Freitas
Universidade de Évora
Short Bio
- Elected as Rector of the University of Évora on March 22rd 2018;
- 2002 – Habilitation, Chromatographic Methods applied to the Food Industry, University of Évora, Unanimously Approved;
- 1988 – PhD, Food Biotechnology, University of Évora, approved with Distinction and Honor;
- 1978 – BACHELOR in Agronomy, Institute Superior of Agronomy (School of Agriculture), UTL (former Universidade Técnica de Lisboa, current University of Lisbon), final grade of 14 points out of 20 (Portuguese grading system).
Analysis and food technology. Instrumental Analysis including high resolution liquid and gas chromatography, as well as hyphenated techniques such as mass spectrometry. Special focus on assessment of the impact of the aroma compounds (identification and quantification) with aromas identified by sensory panels. Use of enantioselective chromatography and sensory impact of enantiomers. Influence of enantiomeric excess in the sensory impact. More arrays studied wines, olive oil and dairy products.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência da Ciência I&D: Delivering transformation: the new European Bauhaus?
Para tudo se fala em “smart”, “smart cities” parece óbvio, mas algo só é, realmente, “smart” se tiver em consideração as pessoas e o seu bem estar o que implica uma total a harmonia com o território.
Ana Loureiro
EGF
Short Bio
Ana Loureiro é especialista em Comunicação Ambiental Estratégica, com foco nos comportamentos das pessoas enquanto gestores de resíduos e de recursos.
É Diretora de Comunicação da EGF desde 2016, a empresa líder na gestão de resíduos urbanos em Portugal, uma posição que lhe permite desenvolver parcerias, pontes e sinergias com campanhas e ações inovadoras junto de todas as partes interessadas, nas quais se incluem 11 concessionárias, municípios, organizações nacionais e internacionais.
Antes da EGF, o seu percurso profissional passou pela Valorsul, onde foi Diretora de Comunicação e esteve como responsável desta área durante 16 anos; e pela Câmara Municipal de Lisboa, integrada na equipa que dinamizou e iniciou o Parque Ecológico de Monsanto.
Como profissional, tem ganho vários prémios de comunicação ao longo dos anos, com destaque para o prémio de Comunicadora do Ano 2012, atribuído pela Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial (APCE). O prémio mais recente é de setembro 2021 e é o prémio WSA – World Summit Awards Portugal, na categoria Environment & Green Energy, atribuído à aplicação Recycle BinGo, um prémio de equipa que tem o orgulho de representar e que tem sido reconhecido em vários fóruns.
Ana Loureiro é desde setembro de 2020 membro na Administração da ISWA (International Solid Waste Association), onde representa os membros nacionais representantes dos países nesta entidade. Ela coopera com a ISWA desde 2002 – no passado foi Vice-Presidente e Presidente no Grupo de Comunicação da ISWA, onde ainda é um membro ativo e desenvolve trabalhos, relatórios, workshops e apresentações dedicados à sua área de especialidade. Nesta organização fez parte da ISWA Task Force on Resource Management, participa na produção de relatórios globais em coordenação com várias entidades e concretizou um workshop e plano em Comunicação Ambiental para líderes na cidade de São Paulo (Brasil), em representação da ISWA e da CCAC – Climate & Clean Air Coalition.
Ana Loureiro é ainda membro ativo da Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial (APCE) e da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB).
Ana Maria Nabeto
Universidade Lusófona
Short Bio
Ana Maria Nabeto é professora especialista na Universidade Lusófona em Pós Graduações e Consultora no setor empresarial . Foi Manager Consulting durante largos anos em empresas de consultoria multinacionais, PWC e Oracle e exerceu funções de Administração e Direção em relevantes grupos económicos portugueses.
Qualificações Académicas:
- Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização no Instituto Superior de Gestão de Lisboa (ISG).
- Licenciatura no ISCTE em Organização e Gestão de Empresas (1986/1987).
Ana Rodrigues
Nova Medical School
Short Bio
Ana Rodrigues é investigadora da Unidade EpiDoC do CEDOC,CHRC, da Nova Medical School. É também Professora auxiliar de Epidemiologia e de Reumatologia da Nova Medical School e é responsável pela Unidade de Reumatologia do Hospital dos Lusíadas e do Hospital do Santo Espírito de Angra do Heroísmo. Atualmente é vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e é Coordenadora Nacional do ReumaPt. Licenciou-se e doutorou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e fez a especialidade de Reumatologia no Centro Hospitalar Lisboa Norte/ Hospital de Santa Maria. Fez o curso de Investigação Clínica, o CSRT, Clinical Scholars Research Training I and II da Harvard Medical School. As suas principais áreas de interesse de investigação são o estudo epidemiológico das doenças reumáticas, osteoporose e envelhecimento. Tem ainda trabalhado ativamente no desenvolvimento e implementação de ferramentas digitais para a promoção da saúde dos idosos.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Saúde e Bem Estar nas Smart Cities?
Nós, investigadores da Nova Medical School, construímos e testamos uma aplicação televisiva dedicada à população sénior, cujo protótipo foi disponibilizado pela maioria das operadoras televisivas a cerca de 30 idosos. Esta aplicação televisiva visa incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis em pessoas vulneráveis. Gostaríamos que esta aplicação chegasse a casa de todos os que precisam dela e consideramos que a conferência “saúde e bem estar” pode ser uma excelente oportunidade para encontrar aliados nesta nossa missão.
André Aragão Azevedo
Secretário de Estado da Transição Digital
Short Bio
Nascido em Lisboa em 1972, André de Aragão Azevedo é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, é casado e tem três filhos.
Viajou para Macau em 1995 onde trabalhou como Advogado e Consultor Jurídico, apoiando a fase prévia e posterior da transição de Macau para Administração chinesa. Em 2005 regressa a Portugal para trabalhar na Assembleia da República, como assessor parlamentar das Comissões de Assuntos Constitucionais, Negócios Estrangeiros e de Ética.
Entre 2008 e 2011, integra o Ministério da Saúde com funções de Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde.
Em 2012, entra na Microsoft Portugal com funções de gestão comercial no Setor Público e em 2017 torna-se administrador com a responsabilidade de promover a utilização da tecnologia como fator de transformação das empresas e organizações nacionais. Teve a seu cargo a coordenação do plano de capacitação tecnológica do ecossistema de startups e de centros de investigação com base em serviços cloud, bem como a capacitação digital dos cidadãos e profissionais ao longo do seu ciclo de vida.
Em 2019, aceita o convite para integrar o executivo de António Costa no XXII Governo Constitucional, como Secretário de Estado para a Transição Digital, no Ministério liderado por Pedro Siza Vieira, tendo como principal desafio a digitalização da economia portuguesa. Em Março de 2020, ainda antes da Pandemia Covid19 atingir Portugal, apresenta o Plano de Ação para a Transição Digital, um documento focado nos objetivos delineados para a legislatura, com 12 medidas emblemáticas que visam projetar o país no mundo sem deixar ninguém para trás, através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado.
Antonis Mavropoulos
D-Waste
Short Bio
Antonis Mavropoulos is the founder and CEO of D-Waste consultants. He is a member of the International Advisory Board of UNEP’s International Environmental Technologies Centre, and he serves as a strategy advisor for the Let’s Do It and SEAQUAL foundations. He has served for 4 years as the President of the International Solid Waste Association (ISWA) and 8 years as the Chair of ISWA Scientific and Technical Committee.
He has been involved in solid waste management projects for 25 years in 30 countries and he has extensive experiences working with both the public and the private sector. He has invented the Waste Atlas, and he has designed several information systems and mobile apps for resource recovery purposes.
His recent book “Industry 4.0 and Circular Economy” (co-authored with Anders Waage Nilsen) deals with the dynamics between the on-going fourth industrial revolution and the challenge of circular economy.
Several of his works have been translated into Arabic, Chinese, Hindu, Italian, Portuguese, Romanian, and Spanish and a lot of them can be found on-line at his blog https://wastelessfuture.com.
Last but not least, he believes in scientific activism, he is a human rights advocate and a jazz lover.
Why did you accept the invitation to participate in the Smart Cities Conference: Waste, Environment and Sustainability?
Smart Cities like Lisbon link the Global North with the Global South.
Carlos Salema
Academia das Ciências de Lisboa
Short Bio
Licenciado em Engenharia Electrotécnica no IST (1965), Doutor de Filosofia (Ph.D.) da Universidade de Londres, Queen Mary College) (1972). Agregado em Engenharia Electrotécnica, na especialidade de Propagação e Radiação no IST (1978).
Iniciou a carreira académica no IST (1965), Professor Catedrático em 1979. Aposentou-se em 2003.
Prémio Marconi, do IEE (1974), Prémio de Carreira da URSI (2009), Professor Emérito do IST (2011) e doutor honoris causa pela UBI (2014).
Presidente do Conselho Directivo do Centro de Informática do IST (1983 -1985), Presidente do Conselho Executivo da FCCN (1986-1989), Presidente da JNICT (1989 e 1992), Presidente do Conselho Geral da UBI (2009-2013), Presidente da Direcção do Instituto de Telecomunicações (1993-2021).
Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, Presidente da Academia de Engenharia (2008-2010). Presidente da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa (2016-2019), Presidente da Academia das Ciências de Lisboa (2019)
Christophe Moortgat
JANE
Short Bio
Christophe Moortgat is the chief executive officer at Jane nv. Christophe has +20 years of active experience in the world of consulting, cross sector. Throughout his career as an international management consultant, he has been focussing on Business Transformations and piloting multiple businesses as such – local as well as global. His background in telecommunication was driven by his passion and links his professional career for more than 25 years with Technology. Christophe is a strong evangelist of the concept that technology should be an enabler for mankind and not vice-versa. Next to that, he’s recognised for his drive to translate energy into positive impact for people and businesses.
Dalila Sepúlveda
Câmara Municipal de Guimarães
Short Bio
Dalila Sepúlveda é Chefe da Divisão de Serviços Urbanos na Câmara Municipal de Guimarães.
Mestre em Engenharia e Gestão Ambiental e em Estudos Avançados em Gestão e Tratamento de Resíduos do programa Doutoral da Universidade do Minho.
Membro do Conselho de Administração do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos. Responsável técnica pelas áreas de Resíduos e Eco Inovação, Ruído e Ar da Estrutura de Missão Guimarães 2030.
Nos últimos 22 anos tem trabalhado na área da gestão de Resíduos, planeamento, estratégia, especialmente nas áreas: da implementação de sistemas PAYT, economia circular e integração em programas e redes europeias. É Membro do grupo de trabalho Waste da Eurocities. Foi coordenadora do Indicador da Gestão de Resíduos na candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020. Foi Membro do Grupo de Trabalho Temático Resíduos da Coligação para o Crescimento Verde.
Vencedora do Green Projects Awards – Obra prima escrita original em 2014, com o tema: implementação dos sistema Pay-as-you-throw no Centro Histórico de Guimarães e zona Envolvente, com a publicação de um livro. É autora e coautora de várias publicações científicas.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Resíduos, Ambiente e Sustentabilidade?
Pensar a gestão de resíduos como um recurso e uma inovação, num painel no Portugal Smart Cities Summit é um privilégio, porque a descarbonização e a economia circular são um objetivo para as cidades, alterando-se a visão e o paradigma dos resíduos, com as respetivas vantagens ambientais, sociais e económicas. Este é um espaço de partilha e de conhecimento, que se traduz em criar novas sinergias e redes, para um problema global, que se produz diariamente, como são os resíduos.
Eduardo Marques
Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente (AEPSA)
Short Bio
Eduardo Marinho Marques nasceu em Vila Real, em 1957, é casado e tem dois filhos e licenciou-se em Engenharia Civil na FEUP em 1980.
Iniciou a atividade profissional em 1980, exercendo diversos cargos, nomeadamente como Diretor Geral e Administrador em diferentes organizações e também entre 1981 e 1997 como professor na Faculdade de Engenharia do Porto.
Atualmente exerce as funções:
Presidente da AEPSA desde 2018, Administrador da Lis-Water desde 2020, Conselheiro dos Conselhos Consultivo e Tarifário da ERSAR desde 2015, Administrador da Indaqua Oliveira de Azeméis desde 2016 e Chief Business Development Officer da INDAQUA, desde 2016.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Acqualive: As novas oportunidades no setor da água?
Sendo a inovação e a eficiência pilares determinantes de um desenvolvimento sustentável, presentes na missão e valores da AEPSA e dos seus associados, verifica-se uma simbiose natural com o evento Portugal Smart Cities Summit 2021, que determina o grande interesse da AEPSA em participar neste reconhecido evento.
Eduardo Pinheiro
Secretário de Estado da Mobilidade
Short Bio
Eduardo Nuno Rodrigues e Pinheiro nasceu em 1979.
Pós-graduado em Gestão de Entidades Públicas e Autárquicas pelo INDEG-IUL ISCTE Executive Education e licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.
Desde 2002 que integrou diversas estruturas de gestão de fundos comunitários na área da formação e do emprego no âmbito do QCAIII e do QREN, sob a tutela dos Ministérios da Economia e da Segurança Social, exercendo funções técnicas e de direção.
A partir de outubro de 2013 ocupou o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos até ao início de janeiro de 2017, momento em que assume a Presidência da Câmara, até ao final do mandato então em curso (2013-2017), e passa igualmente a acumular os cargos de Presidente do Conselho de Administração das empresas municipais Matosinhos Habit, E.M. e Matosinhos Sport, E.M..
Ainda em janeiro de 2017, assume a Presidência da Assembleia Geral da Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura.
Desde 2013, integrou a Assembleia Intermunicipal LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.
Entre janeiro de 2017 e maio de 2019, exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Geral do Metro do Porto.
Em outubro de 2017 assumiu o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, com responsabilidade nos pelouros do Planeamento e Ordenamento do Território; da Reabilitação Urbana; da Gestão e Fiscalização Urbanística e das Finanças e Património.
Em dezembro de 2018 foi eleito vice-presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Porto (AdEPorto).
Elisa Ferreira
Comissão Europeia
Short Bio
Elisa Ferreira is the European Commissioner for Cohesion and Reforms (1 December 2019 onwards).
Before that, she was Vice-Governor of the Bank of Portugal (‘Banco de Portugal’). She joined the bank in June 2016, becoming Vice-Governor in September 2017. During her tenure, she was Portugal’s representative in the Supervisory Board of the Single Supervisory Mechanism.
Between 2004 and 2016 she was a Member of the European Parliament. Throughout her mandate, she was the coordinator for the Group of Socialists and Democrats in the EP’s Economic and Monetary (ECON) Committee, and was rapporteur, co-rapporteur or shadow rapporteur of many key legislative files, including the Six-Pack and Two-Pack, the BRRD or the Regulation creating the Single Resolution Mechanism.
She was a member of the Portuguese National Parliament between 2002 and 2004.
Elisa Ferreira was Portugal’s Minister for Planning (responsible for the Portuguese EU Multiannual Framework for regional policy) between 1999 and 2002.
She was Portugal’s Minister for the Environment from 1995 to 1999.
Between 1992 and 1994 she was Executive Vice-President of the Porto Industrial Association.
Before that, she worked at Portugal’s Northern Region Coordination Commission, a central government regional development institution of which she was the Vice-President from 1988 until 1992; in parallel, she was also a member of the Board of the Instituto Nacional de Estatística (Statistics Portugal).
Elisa Ferreira has a degree in Economics from the University of Porto, and a Master’s Degree (1981) and a PhD (1985) from the University of Reading, in the UK.
She is a professor at the Faculty of Economics of the University of Porto (on leave of absence).
Emídio Pinheiro
Presidente do Conselho de Administração EGF
Short Bio
Emídio Pinheiro é licenciado em economia pela Universidade Católica Portuguesa, tem um MBA da Universidade Nova de Lisboa e várias formações nacionais e internacionais de gestão avançada.
O seu percurso profissional é marcado pela gestão e administração bancária, com uma extensa experiência no BPI onde fez carreira e foi responsável por áreas tão diversificadas como a gestão de ativos e seguros, a gestão da rede comercial e de centros de investimento ou a gestão da sucursal do BPI em França. Mais recentemente foi presidente da Comissão Executiva do BFA (Bando de Fomento Angola) e posteriormente colocou a sua experiência profissional na promoção e gestão de negócios e investimentos.
Atualmente é Administrador da Mota-Engil, responsável por toda a área de ambiente e serviços do Grupo, e com responsabilidades diretas na EGF, onde é Presidente do Conselho de Administração e CEO.
Fátima Madureira
Agência da Modernização Administrativa
Short Bio
Licenciada em História, pela Faculdade de Letras, da Universidade Clássica de Lisboa.
Presidente do Conselho Diretivo da AMA desde 15 de outubro de 2020;
Chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (2017-2020);
Diretora Municipal de Mobilidade e Transportes, na Câmara Municipal de Lisboa (2015-2017);
Diretora do Departamento de Marca e Comunicação, na Câmara Municipal de Lisboa (2011-2015);
Diretora do Departamento de Turismo, na Câmara Municipal de Lisboa (1998-2011);
Chefe da Divisão de Promoção e Informação Turística do Departamento de Turismo, na Câmara Municipal de Lisboa (1997);
Adjunta do Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) (1990);
Assessora do vereador da Cultura, Turismo e Relações Internacionais, na Câmara Municipal de Lisboa (1987).
Fernando Anjos Ferreira
Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA)
Short Bio
Fernando José dos Anjos Ferreira
Licenciatura em engenharia mecânica – Termodinâmica pela FEUP
Pós Graduação em Gestão e Mercados Internacionais
Ocupou diversos cargos em empresas do Grupo Efacec como Director Geral e Administrador.
Foi responsável pelo desenvolvimento das actividades relacionadas com a Engenharia e Sistemas de tratamento para o Ambiente bem como da Internacionalização da actividade do Ambiente.
Até 30 de Setembro foi Vice Presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Tecnologias Ambientais – Apemeta e administrador da Parceria Portuguesa para a Água – PPA.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Acqualive: As novas oportunidades no setor da água?
“O AcquaLive é um momento de partilha e de encontro entre empresas do sector do Ambiente, onde se podem discutir as oportunidades os problemas e apontar caminhos para este sector. E por isso, é com todo o gosto que participo no AcquaLive, esperando que a minha participação contribua de alguma forma para partilhar experiências e apontar oportunidades ás empresas.”
Fernando Reino da Costa
Unipartner
Short Bio
Fernando Reino da Costa, Presidente e CEO da Unipartner, lidera uma equipa com a missão de apoiar a transformação digital das grandes empresas, do setor financeiro e do setor público, com vista a inovarem e a evoluírem de forma continuada. Esta ambição prende-se com o propósito de criar impacto positivo na vida das pessoas e na atividade dos seus clientes, lado a lado com o compromisso para com a sustentabilidade e responsabilidade social. Com mais de 30 anos de experiência, Fernando fundou a Unipartner juntamente com 4 ex-diretores da Unisys em 2015. Licenciado em Gestão, estudou Engenharia Eletrotécnica, tem um Master em Business and Leadership do INSEAD.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Autarquias, Empresas e Cidadãos?
Muito obrigado pelo convite. Será uma honra ser orador na vossa conferência, num evento tão importante para acelerar a transição digital e sustentável nas cidades como o Portugal Smart Cities.
Gonçalo Hall
Remote Work Movement
Short Bio
Gonçalo Hall is a remote work consultant and evangelist who launched projects like the Remote Work Movement, Future of Work Conferences, Remote Portugal and Remote Europe in order to help the movement grow and spread.
The Digital Nomad Village is Gonçalo’s popular project, being developed in Ponta do Sol, Madeira island, where he is building a community of digital nomads focused on positive local impact and deep human connections. The project was featured in CNN, Washington Post, Lonely Planet, Irish Times and many other international publications.
He started working with the Cabo Verde government to replicate the project and attract thousands of remote workers and entrepreneurs to the beautiful islands of Africa, helping digitalizing and educating the local population to work remotely from Cabo Verde to any company around the world.
He is also the host of the Remote Movement Podcast where he interviews people making a ruckus in the remote world.
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O Gonçalo Hall está a trabalhar para transformar o trabalho remoto no novo normal. Como consultor ele ajuda empresas a implementar os sistemas que permitem a gestão de equipas remotas com sucesso e governos na estratégia de atração de nómadas digitais.
É o único Português presente na lista das 25 personalidades mais influentes do trabalho remoto da Remote, e da Onalytica.
Fundou o Remote Work Movement, as conferências Future of Work, o Remote Europe, o Remote Portugal. Na área do nomadismo digital fundou a Nomad Village na Ponta do Sol e o projeto Digital Nomads Madeira em parceria com o governo Regional da Madeira. Está agora a trabalhar com o governo dos Açores e Cabo Verde em projetos similares.
É também o host do podcast Remote Work Movement, um podcast onde entrevista semanalmente as pessoas que estão a mudar o mundo, remotamente.
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O Gonçalo é consultor de trabalho remoto e quer transformar o trabalho remoto no novo normal através da educação a indivíduos e empresas sobre as melhores estratégias para trabalhar remotamente.
Lançou em 2019 a conferência Remote Shift, em Lisboa que contou com 300 participantes e oradores de todo o mundo, o Remote Work Movement que além de um podcast onde entrevista líderes a trabalhar remotamente é ainda a consultora que ajuda empresas de todas as área a implementar o trabalho remoto nos seus processos.
Falar em público e inspirar pessoas é uma das missões do Gonçalo, que já conta com workshops e talks em vários pontos do mundo, incluindo Bali, Budapeste, Lisboa, Porto e em breve Brasil.
O trabalho remoto é mais que uma paixão, tornou-se na sua missão ajudar pessoas e empresas a abraçar esta forma de trabalhar e desfrutar de todos os benefícios que oferece.
Humberto Carneiro
Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso
Short Bio
Humberto Manuel Martins Carneiro
- Provedor da SCM Póvoa de Lanhoso desde 2004
- Presidente do Conselho de Administração do Hospital António Lopes da SCMPL – desde novembro 2020
- Administrador não Executivo do Hospital José Luciano de Castro de Anadia e do Hospital de São Paulo de Serpa
- Membro do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas
- Coordenador do Grupo de Trabalho para a Devolução dos Hospitais às Misericórdias
- Coordenador do Conselho de Gestão do Grupo Misericórdias Saúde – GMS
- Membro do Conselho Estratégico do GMS/UMP
- Conselheiro Nacional da União das Misericórdias Portuguesas – UMP
- Conselheiro Fiscal da Confederação Mundial das Misericórdias – CIM
- Consultor na área da saúde
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Saúde e Bem Estar nas Smart Cities?
Participar, em representação das Misericórdias portuguesas, como orador na conferência Saúde e Bem-Estar, para apresentar o Projeto ERPI 4.0 – Lar do futuro, enquadrado na mudança de perfil do cidadão Idoso, é uma oportunidade única de partilhar, com grande alcance, um olhar diferente sobre o envelhecimento e o contributo das novas tecnologias, para a conceção de novos espaços residenciais mais “amigos” das pessoas idosas e do ambiente. Permitindo-me, ainda, divulgar e relevar o papel incontornável dos parceiros tecnológicos que, desde a primeira hora aderiram, entusiasticamente, a este projeto.
Inês dos Santos Costa
Secretária de Estado do Ambiente
Short Bio
Inês dos Santos Costa nasceu em Lisboa em 1979.
Licenciou-se em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico em 2002, concluiu o Mestrado em Políticas de Engenharia e Gestão de Tecnologia e o Doutoramento em Engenharia do Ambiente, ambas no Instituto Superior Técnico, em 2005 e 2011 respetivamente.
Entre 2002 e 2010, desenvolveu trabalho de investigação no IN+ – Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, sobretudo nas áreas de sustentabilidade empresarial e ecologia industrial. Dentro dessas áreas, desenvolveu trabalho em políticas de ambiente, gestão de resíduos, ecoparques e simbioses industriais. É autora e coautora de artigos científicos, livros e documentos técnicos na área da ecologia industrial. Em 2006, foi investigadora convidada do Centro para a Ecologia Industrial da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
A partir de 2010, exerceu funções como consultora sénior da 3Drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, Lda., onde desenvolveu projetos de gestão sustentável de recursos em diversos setores, nomeadamente com entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos, setor energético, câmaras municipais, entre outros. Foi sócia desta empresa entre 2016 e outubro de 2019.
Foi adjunta do Ministro do Ambiente e do Ministro do Ambiente e Transição Energética para a área da economia circular, entre 2016 e 2018, no XXI Governo Constitucional.
Jaime Melo Baptista
Lisbon International Centre for Water (LIS-Water)
Short Bio
Jaime Melo Baptista é Presidente do Conselho de Administração do LIS-Water – Lisbon International Centre for Water desde 2020, um centro que visa uma melhor governança da água e se dedica às políticas públicas, à regulação e à gestão dos serviços de águas (abastecimento de água e gestão de águas residuais e pluviais), no quadro dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
É Investigador-Coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde dirigiu o Departamento de Hidráulica entre 1990 e 2000 e o Núcleo de Hidráulica Sanitária entre 1980 e 1989.
Foi presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) de 2003 a 2015. Foi Comissário de Portugal ao 8.º Fórum Mundial da Água 2018 em Brasília. Foi membro do conselho de administração e do conselho estratégico da International Water Association (IWA).
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Acqualive: As novas oportunidades no setor da água?
A prevista aprovação do novo plano estratégico dos serviços de águas, intrinsecamente ligado às cidades do futuro, bem como os importantes fundos europeus que vão estar disponíveis nos próximos anos, constituem um contexto propício à reflexão sobre as novas oportunidades no setor da água em Portugal e no mundo.
Por isso organizámos esta sessão Aqualive com um conjunto de especialistas que vão analisar este tema de diversos pontos de vista.
Fazemo-lo no âmbito das atividades da Fundação AIP, que tem por fim promover, patrocinar e realizar ações que visem o desenvolvimento das atividades das empresas, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa. Fazemo-lo também no âmbito das atividades da LIS-Water, que procura apoiar a indústria e as start-ups com o objetivo de potenciar a inovação, melhorar a competitividade e criar empregos no setor de água, partilhando conhecimento e experiência. E associamos a revista Indústria e Ambiente numa parceria de media.
João Damasceno
Águas da Figueira
Short Bio
Nome: João Carlos Gaspar Damasceno
Nacionalidade: Portuguesa
Data nascimento: 06-07-1967
FORMAÇÃO ACADÉMICA E PROFISSIONAL
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Licenciatura em Engenharia Electrotécnica – Ramo de Telecomunicações. MBA – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Atualmente e desde 02/02/2009 – CEO da Águas da Figueira, S.A. – Empresa Concessionária da Captação, Tratamento e Distribuição de Água e Drenagem e Tratamento de Águas Residuais Domésticas do Concelho da Figueira da Foz;
Foi Administrador Executivo da Águas do Mondego – Coimbra – Empresa Multimunicipal;
Assessor para a gestão dos sistemas de abastecimento de água potável e recolha e tratamento dos efluentes – Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente (15º Governo Constitucional); Diretor do Departamento de Exploração – Águas do Zêzere e Coa – Guarda;
Diretor do Departamento de Saneamento e Responsável pelo Centro de Exploração de Coimbra – Luságua, S.A. (Grupo AGBAR) – Choupal – Coimbra.
APTIDÕES E COMPETÊNCIAS SOCIAIS E DE ORGANIZAÇÃO
Foi Presidente da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz;
Foi Presidente e atualmente é diretor da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz; Diretor do Instituto Pedro Nunes.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Acqualive: As novas oportunidades no setor da água?
A mensagem que tenho e proponho é uma citação de James Harrington:
Medir é o primeiro passo para controlar e, eventualmente, melhorar.
Se não conseguimos medir, não conseguimos compreender.
Se não conseguimos compreender, não conseguimos controlar
Se não conseguimos controlar não conseguimos melhorar.
João Maia
BrightCity
Short Bio
João Maia é licenciado em economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem um MBA pela London Business School.
De 2011 a 2020 trabalhou na Mckinsey & Company como consultor de estratégia, onde teve oportunidade de participar e liderar projetos em diferentes setores (p.ex. Transportes, Industria, Media & Telecomunicações) e geografias (p.ex. Portugal, Itália e Suíça).
Em junho de 2020 juntou-se à Sonae Sierra como Head of Special Projects & Corporate Development, com o objetivo de explorar novas áreas de negócio.
Em Janeiro de 2021, assumiu o cargo de CEO da BrightCity, empresa criada pela Sonae Sierra, NOS e SmartMotion para a área das smart cities e dos smart buildings.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
A BrightCity tem como objetivo assegurar a neutralidade carbónica das cidades através da tecnologia. Nesta contexto, a participação no Portugal Smart Cities Summit 2021, é uma oportunidade única para aprender, partilhar e iniciar parcerias de longo prazo com os Municípios de forma a tornar este objetivo uma realidade.
João Pedro Matos Fernandes
Ministro do Ambiente e da Ação Climática
Short Bio
João Pedro Soeiro de Matos Fernandes nasceu em Águeda, em 1967.
Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1991 (opção de Planeamento Territorial) e concluiu o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 1995.
Entre 1990 e 1995 trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte (Ordenamento do Território), tendo sido o coordenador do setor dos transportes.
Foi Adjunto do Secretário de Estado dos Recursos Naturais entre 1995 e 1997 e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente entre 1997-99.
Foi Administrador da Quarternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento, SA, entre 1999 e 2005.
Foi Vogal do Conselho da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2005 e maio de 2008 e Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2008 e maio de 2012.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Viana do Castelo desde a janeiro de 2009 até maio de 2012.
Foi Presidente da Associação dos Portos Portugueses, entre 2008 e 2010.
Foi Docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactos Energéticos e Ambientais dos Transportes). Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. Entre 2012 e 2013 foi assessor do Conselho de Administração das empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), assumindo funções de gestão do Porto de Nacala, em Moçambique.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto de 2014 a 2015.
Foi Ministro do Ambiente no XXI Governo Constitucional até outubro de 2018, sendo posteriormente Ministro do Ambiente e da Transição Energética.
João Ricardo Moreira
NOS
Short Bio
João Ricardo Moreira é administrador da NOS Comunicações, responsável pelo Centro para a Transformação das Empresas, unidade da NOS cuja missão é apoiar os processos de transformação digital das entidades públicas e das empresas, em Portugal. Com mais de 20 anos de experiência (em áreas de marketing, de vendas e planeamento estratégico), detém um conhecimento profundo da realidade empresarial, com uma visão clara sobre os desafios que se colocam às grandes, médias e pequenas empresas. Tem sido um ativo promotor dos processos de inovação aberta. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, com um MBA pelo INSEAD.
Joaquim da Costa Pedroso
BEI – Banco Europeu de Investimento
Short Bio
Joaquim da Costa Pedroso, Senior Loan Officer in EIB’s Division for Operations in
Portugal, based in EIB’s Lisbon Office.
Joaquim da Costa Pedroso has a University Degree in Economics from Universidade
Nova de Lisboa (Nova School of Business and Economics).
Currently he is the Resident Loan Officer at European Investment Bank’s (EIB) Office in
Lisbon, within the EIB’s Division for Operations in Portugal. Prior to this he was based at
EIB’s headquarters in Luxembourg, always working for the EIB’s Division for Operations
in Portugal.
From 1998 to 2013 Joaquim held various functions at Banco Efisa and at Espírito Santo
Investment Bank, until 2001, and at Galp Energia, initially as responsible for its Power
business development and lately as responsible for corporate, project and structured
finance operations within this leading Portuguese Oil, Gas & Power company.
Joaquim da Costa Pedroso, Senior Loan Officer da Divisão de Operações do BEI em
Portugal, Escritório de Lisboa do BEI.
Joaquim da Costa Pedroso tem uma licenciatura em Economia pela Universidade Nova
de Lisboa (Nova School of Business and Economics).
Actualmente é o Loan Officer Residente do Escritório de Representação do Banco
Europeu de Investimento (BEI) em Lisboa, integrado na Divisão de Operações do BEI em
Portugal. Anteriormente esteve baseado na sede do BEI no Luxemburgo, sempre
colaborando na Divisão de Operações do BEI em Portugal.
Entre 1998 e 2013 desempenhou várias funções no Banco Efisa e no Espírito Santo
Investment Bank, até 2001, e na Galp Energia, inicialmente como responsável pelo
desenvolvimento do negócio Power e nos últimos anos como responsável pelas
operações de financiamento (corporate, project e structured finance) desta empresa
Portuguesa líder no sector Oil, Gas & Power.
Joaquim Santos
Câmara Municipal de Seixal
Short Bio
Joaquim Cesário Cardador dos Santos é engenheiro civil, natural de Beja, tem 45 anos, é casado, tem dois filhos e reside em Fernão Ferro.Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e em Gestão pela Universidade Aberta.
Presidente da Câmara Municipal do Seixal desde 2013, Joaquim Santos foi eleito vereador nas eleições autárquicas de 2001, tendo em 3 mandatos autárquicos assumido responsabilidades em diversas áreas, como a Mobilidade e Trânsito, o Desporto e Associativismo, Obras e Equipamentos Municipais, Infra-estruturas, Água, Saneamento, Espaços Verdes e Metro Sul do Tejo e sendo Vice-presidente da Câmara Municipal desde 2005.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Agência Municipal de Energia do Seixal, entre 2002 e 2010.
Em 2006 foi o precursor do Grupo de Vereadores do Desporto da Região de Setúbal. Desde 2011 e até 2017 coordenou o Grupo de Vereadores da Mobilidade e Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, onde desenvolveu um trabalho de defesa dos transportes colectivos públicos e de um sistema integrado de transportes ao serviços das populações e do desenvolvimento.
Atualmente, é também Presidente do Conselho de Administração da Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis e o representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses no Conselho Nacional do Desporto. É também coordenador do Movimento Municípios pela Paz e representante da Associação Nacional de Munícipios no Alto Comissariado para as Migrações.
É militante do PCP desde 1994 e membro da Direcção da Organização Regional de Setúbal. Foi também militante da JCP – Juventude Comunista Portuguesa, membro da Direcção Regional de Setúbal e responsável pelos concelhos do Seixal e Palmela, entre outras funções no Ensino Superior de Lisboa.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Autarquias, Empresas e Cidadãos?
No Concelho do Seixal apostamos na inovação e tecnologia ao serviço das populações. O projeto de hidrogénio verde, o primeiro realizado em Portugal, nasceu da iniciativa de uma empresa do concelho, que marca uma nova era nas energias renováveis ao serviço das populações, da economia e do planeta.
Jorge Mendonça e Costa
Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Elétrica (APIGCEE)
Short Bio
Jorge Mendonça e Costa é Director Executivo da Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Eléctrica (APIGCEE) e é presentemente Professor Coordenador na Área Departamental de Engenharia Mecânica (ADEM) do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).
Dedicou a maior parte da sua carreira ao Sector da Energia e serviu como Conselheiro Técnico Principal na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), tendo assento nos Grupos de Trabalho do Conselho Europeu para a Energia e Questões Atómicas, Bélgica (2001-2004). Foi Director na Climaespaço – Distribuição Urbana de Energia Térmica, S.A. (1999-2000) e na Agência Portuguesa de Energia (ADENE) (1994 – 1999). Desempenhou funções de Engenheiro de I&D na secção de simulação termo-hidráulica do departamento de produção nuclear da Tractebel Energy Engineering, Bélgica (1991-1993).
Tem desempenhado funções de consultor junto da GDF Suez (actual Engie), Cogen Portugal e Direcção Geral de Energia e Geologia. Serviu como Adjunto no Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações (2004 – 2005) e como Assessor no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia (2000-2001).
Adquiriu experiência como Gestor de Projecto de novas construções nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) (2005-2006).
Obteve a licenciatura em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (1984) e o doutoramento pela Universidade Católica de Lovaina (Katholiek Universiteit Leuven) (1992) com posterior equivalência pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi estudante do Programa de Doutoramento (1987 – 1991) e do Diploma Course (1986) do Von Karman Institute for Fluid Dynamics (Bélgica). É entusiasta de vela e automóveis clássicos. Vive em Lisboa é casado e tem uma filha.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Energy Live – Transição Energética: Desafios económicos e ambientais?
Considero que a transição energética requer a participação da indústria electrointensiva pelo papel que desempenha em todo o processo, facto que me levou a aceitar o V. amável convite.
José Basílio Simões
Cleanwatts
Short Bio
José Basílio Simões (male), b. 1967, President and Co-Founder of Cleanwatts, Serial entrepreneur | Experienced CEO and Board Member | Angel investor.
Founded several companies among them Cleanwatts, Virtual Power Solutions, Energia Simples (energy retailer) and Intelligent Sensing Anywhere (Energy/Oil&Gas IoT that he grew up until IPO in 2012).
PhD in Technology Physics, former Professor at Coimbra University for more than 20 years. Currently Guest Lecturer on Entrepreneurship and Technological Innovation at the Science and Technology Faculty of the University of Coimbra.
Over 30 years professional experience in technology, innovation, management and entrepreneurship. He is an author and co-author of several dozens of scientific publications in international refereed journals, managed several European projects and developed and patented several innovative remote management systems.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
Aceitei o convite para esta conferência com o objetivo de partilhar e debater a visão de que as Comunidades de Energia Renovável serão um dos pilares fundamentais para uma melhor eficiência no uso dos recursos e na descarbonização das cidades e, consequentemente, no combate às alterações climáticas.
José de Melo Bandeira
Veolia
Short Bio
Country Manager da Veolia Portugal
Nasceu a 8 de setembro de 1966.
Formação Académica:
Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior
Técnico, com MBA pela Universidade Nova de Lisboa,
GUS – Gestão de Unidades de Saúde pela
Universidade Católica e Advanced Management
Program pela Universidade Católica | Kellogg.
Percurso Profissional:
Iniciou a sua atividade profissional em 1989 enquanto engenheiro no setor da
construção, na área de pontes e estruturas especiais, participando em projetos
como a Ponte Vasco da Gama.
No Grupo Somague passou por várias áreas, tendo exercido funções de
Responsável de Desenvolvimento de Novos Negócios até 2004.
Desde 2004 é responsável pelas atividades de energia e a partir de 2015 também
pelos resíduos e água, como Country Manager do Grupo VEOLIA em Portugal.
É Membro Associado da Ordem dos Engenheiros e Membro do Conselho Diretivo
da SWP – Smart Waste Portugal.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
A urgência climática convoca-nos a todos à ação, o momento é de decisão, quanto mais informação e confiança houver nas soluções existentes mais rápida e eficiente será a transformação ecológica, espero poder contribuir para esta reflexão.
José Manuel Sardinha
Águas de Portugal
Short Bio
José Manuel Sardinha nasceu em Penamacor, na Beira Baixa, em 1967. É Mestre em Engenharia do Ambiente, no ramo de Engenharia Sanitária, pela Universidade Nova de Lisboa. É Presidente da EPAL, cargo que acumula com as funções de presidente da Águas do Vale do Tejo e de vice presidente da Águas de Portugal. É ainda professor convidado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na área de tratamento de águas, águas residuais e efluentes industriais.
Acredita “na capacidade das Portuguesas e Portugueses para desenvolver e colocar o País na liderança em diversos setores, designadamente na área do ambiente, das águas, da sustentabilidade e da circularidade, conforme está bem demonstrado pelo trabalho feito nos últimos anos, bastando, para tal, que cada um de nós tenha a ambição de, com humildade mas com assertividade e rigor técnico, fazer a sua parte e dar o seu exemplo e contributo para a criação de riqueza nacional, de forma sustentável e justa. É isso que temos feito na EPAL e, também, no Grupo Águas de Portugal.”
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Acqualive: As novas oportunidades no setor da água?
Enquanto presidente da EPAL e da Águas do Vale do Tejo, empresas responsáveis pelo abastecimento de água a cerca de 3 milhões de portugueses, não poderia deixar de responder positivamente ao convite para o Portugal Smart Cities Summit – Conferência AcquaLive: As Novas Oportunidades no Setor da Água.
A EPAL revê-se plenamente naquilo que são os objetivos de uma smart city, sendo que, o trabalho desenvolvido na senda de uma sociedade plena e organizada de acordo com as melhores condições de vida, são comuns e a prova disso é o facto de assistirmos a mais uma edição deste encontro, estando a água, elemento primordial da vida, representada e considerada como essencial para um mundo com futuro.
José Manuel Silva
Câmara Municipal de Coimbra
Short Bio
• Frequentou a Escola Primária de Pombal nos dois primeiros anos e a Escola Primária de Santo António dos Olivais, Coimbra, na 3ª e 4ª classes. Transitou para o ciclo preparatório com a classificação de Bom
• Concluiu o ensino secundário em 1976, no Liceu Nacional José Falcão, com 17 valores
• Concluiu os estudos na Faculdade de Medicina de Coimbra, em 1983, com a classificação de Bom com Distinção (17 valores)
• Mestre em Saúde Ocupacional. Detentor da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da OM
• Aprovado com Distinção no curso de Gestão de Unidades de Saúde da Universidade Católica, que decorreu entre 2/10/03 e 5/03/05
• Em 9/1/98 apresentou provas de Doutoramento Académico na área de Medicina Interna, na Faculdade de Medicina de Coimbra. A sua tese, “Dismetabolismo Lipídico e Aterosclerose”; foi aprovada com Distinção e Louvor
• Trabalhou como especialista de Medicina Interna no IPO Coimbra de 1995 a 1998
• Atualmente é assistente Hospitalar Graduado de Medicina Interna dos HUC/CHUC
• Durante a terceira onda da pandemia coordenou três enfermarias de doentes COVID nos HUC
• Professor Auxiliar de Medicina Interna da FMUC
• Regente da Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar do 6º ano da Faculdade de Medicina de Coimbra
• Regente da unidade curricular de Economia e Gestão da Saúde da FMUC
• Médico da VMER do INEM/HUC de 1996 a 2003
• Ex-Coordenador da Consulta de Lipidologia dos HUC/CHUC
• Pró-Reitor da Universidade de Coimbra em 2003-2004
• Ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose
• Autor ou co-autor de cerca de 600 trabalhos científicos apresentados ou publicados em congressos ou revistas nacionais e internacionais; onze comunicações e posters premiados. Publicou um livro sobre “Colesterol, Lípidos e Doença Vascular”, Ed. LIDEL.
• Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos nos triénios 2005- 2007, 2008-2010
• Bastonário da Ordem dos Médicos nos triénios 2011-13 / 2014-16
• Presidente do Conselho Superior da Ordem dos Médicos no triénio 2017-19
• Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) – 2015-17
• Prémio Prestígio 2011 do “Diário As Beiras”
• Medalha de ouro da Ordem dos Médicos (OMC) de Espanha em 2016
• Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos de Portugal em 2017
• Coordenador do movimento independente ‘Somos Coimbra’
• Vereador sem pelouro da Câmara Municipal de Coimbra no quadriénio 2017-2021
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Autarquias, Empresas e Cidadãos?
“Coimbra será um município smart city / open city de pessoas felizes e é por isso que faço questão de participar, enquanto presidente da Câmara Municipal de Coimbra, na conferência de abertura do Portugal Smart Cities Summit”.
José Pedro Sousa
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) |
Short Bio
José Pedro Sousa é Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
(FAUP), Master em Arquitecturas Genéticas pela Universidade Internacional da Catalunha
(UIC), e Doutor em Arquitectura pelo Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UTL). No
âmbito da sua investigação sobre a aplicação da fabricação digital com cortiça na
arquitectura, foi Special Student no Massachusetts Institute of Technolgy (MIT) e Visiting
Scholar na University of Pennsylvania (UPenn). Desde 2009, é Professor Auxiliar na FAUP,
onde fundou e dirige o Digital Fabrication Laoratory (DFL), que é um grupo de investigação
dedicado a explorar o impacto da transformação digital no pensamento, projeto e construção
em arquitectura. Atualmente é membro da High-Level Roundtable da New European
Bauhaus.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
“As smart cities são um tema fundamental para lidar com os desafios climáticos e societais que enfrentámos, e devem implicar uma discussão interdisciplinar. Como arquitecto, não poderia deixar de aceitar o convite e participar nesse debate.”
José Ribau Esteves
Câmara Municipal de Aveiro
Short Bio
Licenciou-se em Engenharia Zootécnica na UTAD/Vila Real no período 1985/1990, tendo desempenhado funções de Diretor Comercial da empresa Purina Portugal entre 1991 e 1997.
Militante do PSD, foi deputado à Assembleia da República na VI legislatura.
Em 1998, assume a Presidência da Câmara Municipal de Ílhavo. Foi Presidente desta autarquia durante 15 anos, até 2013.
Em 2013, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
José Saldanha Matos
Parceria Portuguesa para a Água (PPA)
Short Bio
José Saldanha Matos é, desde 2008, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST-UL), responsável pela área disciplinar de Ambiente e Recursos
Hídricos do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georecursos (DECivil). Presidente do
DEcivil entre 2019 e 2020, Vice-Presidente e Presidente da European Water Association (EWA),
respetivamente entre 2015 e 2017 e entre 2017 e 2019. É atualmente Presidente da Parceria
Portuguesa para a Água (PPA)(2020-).
Sócio fundador da Empresa Hidra, Hidráulica e Ambiente, em 1992, é co-autor de mais de 350
publicações e cerca de 400 estudos e projetos nos domínios do saneamento e ambiente. Ganham
relevo os estudos e projetos de abastecimento de água e saneamento para cidades de Angola, Cabo
Verde, Moçambique, Portugal e Tanzânia.
Júlia Seixas
FCT NOVA
Short Bio
Professora da NOVA School of Science and Technology.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Energy Live – Transição Energética: Desafios económicos e ambientais?
“Oportunidade para ouvir diferentes agentes da economia sobre temas complexos mas estruturais para a transição climática”.
Leonardo Ralha
Jornal Económico
Short Bio
Leonardo Ralha tem 49 anos e é jornalista desde 1995, tendo começado no “Público”. Passou de seguida pela revista “Focus”, pelo semanário “O Independente” e pelo diário “Correio da Manhã”, exercendo cargos de editor ou de chefe de redacção em todas essas publicações. Integra desde 2019 a equipa do “Jornal Económico”, do qual é atualmente subdiretor, sendo o responsável pela área de Política. Entre as suas áreas de interesse encontra-se o passado, o presente e o futuro das cidades.
Leonor Pipa
Link to Leaders
Short Bio
Leonor Pipa tem 39 anos, possui um Mestrado em Ciências da Comunicação – Especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, e licenciatura em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa.
Começou o seu percurso profissional, em fevereiro de 2005, no jornal A Capital, realizando funções de jornalista estagiária no suplemento Info&Net dedicado às novas tecnologias. Posteriormente, teve a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento nesta área na Casa dos Bits, empresa que produz conteúdos jornalísticos e que é detentora dos site Tek Sapo.
Muito contribuiu ainda para a sua experiência profissional a função que desempenhou como jornalista nas revistas DoPapel, DaVela e DoRestaurante, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017 e, mais tarde, como redactora das revistas Saberes & Sabores (Unilever), Gourmet Magazine e Apetece (El Corte Inglés) e do Jornal Modelo (Sonae), na Media Capital Edições.
Entre janeiro de 2010 e agosto de 2015, foi Editora de Conteúdos e Social Media Manager na consultora de comunicação GCI, afiliada da Edelman em Portugal, tendo estado envolvida em projetos não só em Portugal (Green Project Awards, Food & Nutrition Awards, Menos um Carro e O Meu Bem Estar), como também no Brasil, Angola e Cabo Verde. Na GCI Leonor Pipa desenvolveu estratégias de conteúdos para as redes sociais de empresas, associações e figuras públicas.
Entre 2015 e 2016, assumiu funções de Consultora de Marketing Digital na ON-FI, detida pelo empresário e investidor Tim Vieira, na qual desenvolveu estratégias de conteúdos para as redes sociais de marcas e empresas portuguesas e angolanas.
Em 2016 assumiu o cargo de diretora do Link To Leaders, um projeto editorial, com atualização diária, direcionado para Start-ups, Empresas e Business Angels. O Link To Leaders tem como missão estabelecer o link que faltava entre o conhecimento, a experiência e o networking dos Business Angels e as ideias e necessidades das Start-ups e empresas.
Luís Barroso
Mobi.E
Short Bio
Luís Barroso é presidente da MOBI.E desde julho de 2019. Empresa que, além de ser o instrumento do Estado para a mobilidade sustentável, por indicação da tutela, assegura também a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica.
Ligado ao setor dos transportes há 13 anos, exerceu funções de adjunto no Gabinete da Secretária de Estado dos Transportes do XVII Governo Constitucional, entre 2007 e 2009, e desde então tem vindo a exercer funções de administrador público em diversas empresas ligadas ao setor da mobilidade e transportes, como a Administração do Porto de Lisboa, Carris, Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa e suas participadas Carristur, Ferconsult, Metrocom e Otlis.
O seu percurso profissional passou também pelo Caixa – Banco de Investimento, com responsabilidade nos Departamentos de PME’s e de Corporate Dívida, onde esteve durante sete anos. Iniciou a sua atividade profissional no Banco Nacional Ultramarino, em 1992, tendo passado por várias áreas, destacando-se o Gabinete de Planeamento e Orçamento e os serviços financeiros do Departamento de Grandes Empresas.
Com quase três décadas de experiência profissional, é Mestre em Análise Financeira e Licenciado em Gestão, tendo sido também professor de Cálculo Financeiro na Universidade Lusíada, entre 1992 e 2001.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Mobilidade: MAIS ACESSO, MENOS CARBONO?
“O combate à descarbonização é um desafio que todos, enquanto sociedade, enfrentamos. A MOBI.E assume um papel dinamizador e facilitador na transição para uma sociedade mais sustentável, através da mobilidade elétrica. As cidades do futuro serão inevitavelmente cidades inteligentes e sustentáveis que utilizam energias descarbonizadas e com reduzido impacto ambiental. A participação da MOBI.E. num evento como este permite-nos transmitir a informação e conhecimento de que dispomos que são pilares fundamentais para combatermos mitos e ajudarmos a construir as smart cities do amanhã.”
Luis Neves
GeSI
Short Bio
Luis Neves is CEO of the Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI) since 2017. Prior to that, from 2008-2017, Luis held the position of GeSI Chairman. Under Luis’ leadership, GeSI has become a globally recognized “thought industry leader” organisation in the field of ICT- sustainability with strong focus on the enabling role and positive contribution of digital technologies to climate protection.
Before GeSI, Luis worked at Deutsche Telekom for over 15 years holding positions such as Head of Sustainable Development and Environment, VP of Corporate Responsibility and Chief Sustainability and Climate Protection Officer. Luis has also held positions and played relevant roles at European and international levels in organisations, such as the UN Global Compact Lead Group, Econsense -the German Sustainability Association, World Resources Forum Association and UNFCCC Momentum for Change Initiative.
Luis was born in Portugal and obtained a degree in History from the University of Lisbon.
Why did you accept the invitation to participate in the Smart Cities Conference: Sustainable Transformation?
I look forward to joining the Portugal Smart Cities Summit and contribute to the important conversation surrounding the role of cities and technology to achieve a sustainable future.
Luís Newton
Junta de Freguesia de Estrela
Short bio:
Luís Newton, atualmente Presidente da Junta de Freguesia de Estrela, nasceu em Lisboa, em 1977. Cresceu na Lapa e acompanhou de perto todas as mudanças que a cidade de Lisboa experienciou.
Autarca desde 2001, desempenhou várias funções, desse âmbito, tanto na antiga Junta de Freguesia da Lapa como na Câmara Municipal de Lisboa e na Assembleia Municipal de Lisboa.
Em 2013 é eleito Presidente da Junta de Freguesia de Estrela. Tem procurado aproveitar a oportunidade da Reforma Administrativa da Cidade de Lisboa para modernizar sistemas de serviço à Comunidade, desde a integração de modelos tipo “CRM” para contacto com a população até soluções “smart city” para gestão territorial e otimização de meios e recursos.
Em 2015 foi distinguido CIO (Chief Information Officer) of the year em Portugal na categoria de Government (Sector Público). Reconhecimento atribuído pela CIONET, prestigiada Comunidade Europeia de decisores de tecnologias, que todos os anos premeia os CIOs europeus que mais se destacam. Foi também distinguido com o prémio IDC CIO Awards 2015 e em 2016 com uma Menção Honrosa no Portugal Digital Awards 2016.
Foi o primeiro orador português a ser convidado para o Global Peter Drucker Forum, o mais prestigiado fórum internacional de gestão, participando da 10ª edição em 2018.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Autarquias, Empresas e Cidadãos?
A Portugal SmartCities Summit é uma oportunidade excecional para refletir sobre o futuro da organização das cidades, despertando-nos para novas realidades e alternativas. E as Freguesias devem ser territórios de inovação pelo que é um honra partilhar a experiência da Estrela com uma audiência repleta de pessoas que não têm medo de inovar. O medo de errar é o principal obstáculo à inovação, elemento fundamental para a nossa evolução enquanto Sociedade.
Manuel Pina
Uber
Short Bio
Manuel Pina é licenciado em Gestão de Empresas pela NOVA Business school e tem Mestrado em Estratégia pela Católica Business School.
A sua carreira profissional começou na Sonae como Internal Business Development Manager onde geriu a estratégia de vários mercados durante três anos.
Em Janeiro de 2015 iniciou o seu percurso na Uber como Operations Manager, integrando a equipa original que desenvolveu e escalou o negócio de mobilidade em Portugal.
Em 2017, assumiu as funções de Quality & Processes Lead para a Península Ibérica. Seguiu-se o capítulo seguinte em Madrid quando aceitou o desafio como Head of Customer Experience para a Região Sudoeste – tendo a responsabilidade de gerir uma equipa de grande dimensão com foco na excelência na ótica do cliente para utilizadores e motoristas em Portugal, Espanha, Itália e Croácia.
Desde 2020 que Manuel Pina é o Diretor Geral de Portugal e Croácia, liderando o negócio de mobilidade em ambos os países.”
*Fotografia: Créditos Zé Diogo Lucena | WSA
Maria João Rodrigues
Lisboa E-Nova
Short Bio
Licenciada em Engenharia Mecânica, Mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia e Doutora em Engenharia e Gestão Industrial, pelo Instituto Superior Técnico. Exerceu a sua atividade profissional na área das energias renováveis e eficiência energética, maioritariamente no setor privado. Foi presidente da APISOLAR, Associação Portuguesa da Indústria Solar, e consultora externa da ADENE, Agência de Energia de Portugal. Atualmente é Diretora Técnica e Financeira da Lisboa E-Nova, Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, e membro do Conselho Científico do Centre for Innovation, Technology and Policy Research, do Instituto Superior Técnico.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
O Portugal Smart Cities Summit é um evento de referência nacional na promoção das cidades inteligentes. A participação nesta conferência é pois, não só uma honra, como também uma oportunidade para contribuir para a reflexão sobre o papel das cidades na transição para a neutralidade climática, bem como da digitalização enquanto motor de mudança.
Miguel Araújo
Short Bio
Miguel Bastos Araújo, dedica-se ao estudo da distribuição espácio-temporal dos organismos vivos e sua relação com o clima, tendo desenvolvido trabalho pioneiro no tratamento da incerteza em modelos biogeográficos. No domínio das aplicações, está particularmente interessado no desenho de instrumentos de decisão que permitam soluções otimizadas para a biodiversidade e para a sociedade.
Licenciado em Geografia e Planeamento Regional, pela Universidade Nova de Lisboa, realizou Mestrado e Doutoramento na “University College” de Londres. Foi investigador pós-doutoral no “Natural History Museum” de Londres, no CNRS em França, na Universidade de Oxford e Professor Catedrático nas Universidades de Copenhaga e “Imperial College” de Londres. Atualmente, é Professor Catedrático na Universidade de Évora, onde detém a Cátedra Rui Nabeiro em biodiversidade e Investigador Coordenador no Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid (CSIC).
Com mais de 250 artigos publicados em revistas científicas internacionais, foi identificado pela “Thomson Reuters” entre os investigadores climáticos mais influentes do mundo e, anualmente desde 2014, como “highly cited”. O seu trabalho foi galardoado com diversos prémios internacionais designadamente os Prémios Rey Jaume I de Espanha, Ernst Haeckel da Federação Europeia de Ecologia, Ebbe Nielsen da “Global Biodiversity Information Facility”, e MacArthur and Wilson da Sociedade Internacional de Biogeografia. Em Portugal recebeu o Prémio Pessoa em 2018.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência da Ciência I&D: Delivering transformation: the new European Bauhaus?
Quando discutimos cidades inteligentes, é conveniente não esquecer que o objetivo é garantir maior sustentabilidade nos territórios onde a maior parte das pessoas irá residir no futuro.
Miguel Eiras Antunes
Deloitte
Short Bio
Miguel Eiras Antunes is the Government & Public Sector Continental Europe Leader and the Smart Cities & Urban Transformation Global Leader at Deloitte. He also leads Government & Public Services and Transportation, Hospitality, Services and Automotive Sectors at Deloitte in Portugal.
Miguel leads the Government & Public Sector practice across 40 countries, coordinating a team of 3000 public sector experts, aligning priorities and the development of solutions and assets to better serve our public sectors clients across the region. He is a great advocate of digital transformation aiming for improving lives of citizens, societies and integrated ecosystems. Globally, Miguel coordinates a team of 5000 Smart City and Urban Development experts, who are focused on advising Cities, Urban Developers and Infrastructure Managers, on the smartest path for the future.
In Portugal, Miguel also leads a Global Centre of Excellence 100% focused on developing and deploying solutions and assets with a specific focus on the Digital Modernization of Public Sector´s and Transportation´s clients.
Miguel is also part of the Leadership Team of the European Institutions Account where he leads the expert group focused on developing policies and solutions for Cities and Transportation. All these solutions and efforts go hand to hand with the European Commission’s vision and goals for a more sustainable and digital future.
Miguel Pinto Luz
Câmara Municipal de Cascais
Short Bio
Miguel é o atual Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais/Portugal (230.000 habitantes).
Desde 2005 tem ocupado vários cargos públicos, tanto no governo central como Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações durante o XX Governo Constitucional de Portugal, como na sua cidade natal, Cascais.
Miguel é atualmente Presidente da Fundação Alfredo de Sousa, Vice-Presidente da Direção do Turismo da região de Lisboa e membro da Direção do fórum comunitário inclusivo.
É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), continuou a sua carreira académica e de investigação na mesma escola, completando um mestrado em Redes Informáticas, onde também lecionou em vários cursos de graduação e pós-graduação, atualmente leciona na Nova School of Business and Economics.
Miguel tem também um MBA da AESE / IESE Business School (Universidade de Navarra) e está atualmente a desenvolver um doutoramento em Liderança na Rotterdam School of Management (Universidade Erasmus). Os seus interesses de investigação incluem a motivação do serviço público, liderança de servidores e governação do sector público.
Miguel é um cronista residente num dos maiores jornais diários portugueses. E todas as semanas assina uma rubrica numa Rádio nacional. É frequentemente convidado a comentar sobre os principais meios de comunicação social nacionais e redes nacionais de televisão.
Tem vindo a desenvolver uma nova visão para o futuro das cidades e com casos de sucesso já implementados em Cascais
É reconhecido internacionalmente por este trabalho, sendo convidado como orador principal em todo o mundo sobre o tema das Cidades Inteligentes e o futuro da democracia.
Nuno Brito Jorge
GoParity
Short Bio
Engenheiro do ambiente e com Master em Gestão de Projetos é um entusiasta da inovação e da sustentabilidade. Trabalhou no Parlamento Europeu (Bélgica) como consultor em política energética e ambiental, em consultoria de inovação em Espanha e como gestor de grandes projetos de energia renovável antes de se tornar um empresário e empreendedor dedicado. Atualmente é CEO e cofundador da GoParity. Foi também o fundador e é atual presidente da Direção da Coopérnico, a primeira cooperativa de energia renovável de Portugal. É membro da da Direção da ANJE, RESCOOP (Federação Europeia de Cooperativas de Energia Renovável) e da European Crowdfunding network.
Nuno Marques
Algarve Biomedical Center (ABC)
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Saúde e Bem Estar nas Smart Cities?
Aceitei este convite porque é uma honra, uma responsabilidade, um desafio estar numa conferência tão conceituada!
Nuno Santos
AD&C
Short Bio
Desde novembro de 2020, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional de Coordenação
da Execução dos Fundos Europeus (Comissão Europeia) em Portugal ‐ AD&C.
De novembro de 2010 a julho de 2020, executivo no grupo Gfi (agora denominado Inetum),
como Vice‐Presidente do grupo, liderando a evolução das ofertas e parcerias do grupo como
diretor de marketing global, após ter gerido a operação portuguesa durante 9 anos. Membro do
comitê de gestão do grupo.
De 2006 a 2010, foi membro da direção executiva da autoridade nacional do Turismo em
Portugal, responsável pela área da educação (16 escolas de hotelaria, 3000 alunos, 10.000
profissionais) e tecnologia (change management facilitador). Conselheiro não executivo da
Turismo Capital.
De 2005 a 2006, membro da equipa do Sector Público na Microsoft Portugal como gestor de
contas de governos locais e regionais e gestor de desenvolvimento de negócios de governo
eletrónico.
De 2002 a 2005, Gerente de Projetos na Unidade da Missão Portuguesa para o Desenvolvimento
da Sociedade do Conhecimento e Governo Eletrônico; Principais projetos: plano estratégico,
www.portaldocidadao.pt e programa nacional de contratação pública eletrónica.
De 2000 a 2002, Consultor de Gestão na Arthur D. Little com atribuições relacionadas à Internet
e Telecom, principalmente em equipes internacionais.
Licenciado em Economia (Universidade Católica Portuguesa), com um MBA do consórcio The
Lisbon MBA (Catholic and New Universities, em colaboração com o MIT), um Advanced
Management Program pelo INSEAD e formação executiva em Stanford, Lausanne e Imperial
College of London.
Paul Dujardin
BOZAR
Short Bio
Paul Dujardin is a leading figure in Europe’s civil society. He has been CEO of the Centre for Fine Arts Brussels (BOZAR) from January 2002 to January 2021. Under his leadership, the house for culture has turned into a respected and internationally recognized multidisciplinary European hub driven by the New European Bauhaus ideals. Since 2016 Paul was co-author and advisor for the EU for the development of public (cultural) diplomacy strategy. Attracting over 1,3 million visitors each year,
BOZAR plays a crucial role as a meeting place in the heart of the European Union, while acting as a
pivotal defender of the European project both in the EU as in its external policies. Over the last years,
Paul has widened BOZAR’s scope of expertise, activities and outreach through the establishment of a
thorough intersectoral approach incorporating the arts, science and technology. The SDG’s became
central in the further development of BOZAR, a house for social cohesion. Each department has developed its own strategy around these guidelines and maximized his social impact. Under his
leadership, BOZAR has developed numerous exhibitions, festivals, concerts, cinema events and
debates with various hybrid formats and became a contemporary thinktank. He has held various
advisory positions at the highest level, including acting as the main advisor to the EU for the ‘New
Narrative for Europe’ project (2013-2016) and his Ambassadors’ committee. Providing longstanding
expertise at the crossing of policymaking, societal stakes and the arts, this was done in close
collaboration with top scientists, artists and politicians and with the civil society. In addition to BOZAR,
Paul was founder and CEO of Ars Musica, General Manager of the Brussels Philharmonic Society, CoAdministrator at the Belgian National Orchestra, President of the International Music Council (2013-
2017), President of Europa Nostra Belgium (since 2018), and others. He holds a Degree in Art History
and Archaeology (VUB, 1986) and Management (VLEKHO, 1987).
Paulo Ferrão
IST
Short Bio
Paulo Ferrão é Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, tendo-lhe sido atribuido o título de Professor Distinto do IST em 2021. É Presidente do
IN +, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento. É membro da direção da associacão europeia EUREKA e foi presidente da associação COST – “European Cooperation in Science and Technology” entre 2019 e 2021. Foi Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 2016 e 2019 e Diretor do Programa MIT-Portugal entre 1996 e 2016. É membro do Environmental Adisory Committee da Rolls-Royce.
Tem desenvolvido atividade na área das “Cidades Sustentáveis”, tendo sido coautor de um livro publicado pela MIT-Press entitulado “Sustainable Urban Metabolism”. É membro do Conselho da Missão da Comissão Europeia sobre “Cidades Inteligentes e Neutras para o Clima” e colaborou com a “U.S. National Academies” dos Estados Unidos, como membro da “Sustainability Roundtable”, do comité em “Sustainability Linkages in the Federal Government” e do comité “Pathways to Urban Sustainability: Challenges and Opportunities for the United States”. Liderou a componente de desenvolvimento urbano em dois projetos do “ADB- Asian Development Bank”, que deram origem à publicação “Urban metabolism of six Asian Cities”.
A sua carreira científica incluiu áreas como o “Diagnóstico a laser para combustão turbulenta”, “Sistemas Energéticos” ou “Ecologia Industrial”. Tem desenvolvido diversos contributos na área da Gestão de Resíduos, tendo sido coordenador da Estratégia Nacional de Gestão de Resíduos e do Plano Estratégico Municipal de Gestão de Resíduos de Portugal (PERSU 2020).
É autor e co-autor de nove livros e de mais de cem artigos publicados em revistas científicas, vários capítulos de livros e mais de uma centena de artigos apresentados em conferências e palestras convidadas em diferentes domínios.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
Por se tratar de um evento muito relevante para a discussão de opções para a promoção de cidades mais sustentáveis em Portugal, com base na partilhar de experiências, conhecimento e pontos de vista.
Paulo Humanes
CEiiA
Short Bio
Paulo Humanes é o director responsável pela área de Mobilidade, Automóvel e Cidades no Ceiia. O seu percurso profissional começa na Inglaterra num período de 15 anos , onde faz o seu mestrado em Eng.de transportes e se torna Director técnico da Jacobs uma das maiores consultoras mundial de Engenharia, focado em cidades e infra-estrutura de transportes e segurança rodoviária, 2m 2010 muda-se para a Alemanha para a PTV group, uma empresa detida pela Porsche SE, onde se torna responsável pela areas de Business Development e Nova Mobilidade, onde desenvolve projectos com instituições como o ITF, Banco Mundial , WRI entre outros e com governos, cidades pelo mundo inteiro na vertente de soluções transporte sustentável, eficiente e seguro e posteriormente em digitalização de transportes com os construtores automóveis e foi um do intervenientes para criação de um centro de desenvolvimento de software da VW em Lisboa, e no desenvolvimento de soluções de gestão em tempo real com previsao
No verão 2021 junta-se ao Ceiia para liderar a area de Mobilidade, Cidades e Automóvel, para promover e continuar o desenvolvimento da Agenda de Mobilidade sustentável no Ceiia de Portugal e para o Mundo. l .
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Mobilidade: MAIS ACESSO, MENOS CARBONO?
Aceitei o Desafio da Portugal Smart Cities Summit, porque acredito no potential que temos em Portugal nesta area e que ja somos hoje uma referência mundial de como em particular a mobilidade sustentavel se integra no conceito de smart city, com o uso de soluções tecnológicas inovadoras, algumas ja implementadas e com grande sucesso e a necessidade de dismistificar a sua implementação e utilização.
Paulo Marques
CaetanoBus
Short Bio
Paulo Lourenço Marques, Master in Mechanical Engineering, currently assumes the position of Chief Technical Officer in CAETANOBUS, after been Head of Electric Mobility Department, Team leader and Chassis Development Engineer.
As previous roll, he was Application Engineer in BORGWARNER, also was Co-founder of QUATTRO ENERGY, a start-up renewable energy company, right after his job as Maintenance Manager.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Mobilidade: MAIS ACESSO, MENOS CARBONO?
Descarbonizar o transporte é o nosso propósito e é para tornar as cidades melhores sítios para viver que trabalhamos todos os dias, apresentando soluções ZE.
Paulo Ribeiro
Universidade do Minho
Short Bio
Paulo Ribeiro é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e é membro do Centro do Território, Ambiente e Construção. Nos últimos 20 anos tem trabalhado na área da mobilidade sustentável, planeamento de transportes e ambiente, especialmente na promoção da mobilidade ativa e do uso dos transportes públicos. Recentemente, tem desenvolvido trabalhos na área da descarbonização do sistema de mobilidade urbana. Já orientou 2 teses de doutoramento e 32 dissertações de mestrado e atualmente orienta 5 teses de doutoramento e 5 teses de mestrado. É autor ou coautor de mais de 80 publicações científicas, incluindo 3 patentes, 31 artigos em revistas internacionais, 3 livros e 8 capítulos de livros internacionais.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Mobilidade: MAIS ACESSO, MENOS CARBONO?
Descarbonizar a mobilidade urbana é um imperativo global, com inequívocas vantagens ambientais, que se poderão alargar a benéficos sociais e económicos para a implementação de um paradigma de uma mobilidade mais sustentável, resiliente e saudável.
Paulo Rodrigues
MOB
Short Bio
Paulo Monteiro Rodrigues é Vice-Presidente da CONEBI – Confederação da Indústria Bicicleta Europeia. É perito no Comité Técnico CEN e ISO, Presidente do Comité Técnico Português de Bicicletas, Membro da CONEBI – CIE – CSR & Sustentabilidade (Responsabilidade Empresarial e Social).
É também ex-Director Geral da ABIMOTA – Associação Industrial Portuguesa e co-fundador do “Portugal Bike Value”, fundador do projeto e CEO da AProdutora! – Agência de Design de Integração da Mobilidade.
Atualmente prepara-se para lançar, com vários investidores , o projecto BIKAP – que pretende ser a primeira fabrica do mundo , na montagem de Bicicletas , certificada com “ Carbon Neutral “.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
O Regresso do Portugal Smart Cities Summit 2021 , representa o mais consistente e empenhado esforço de promoção, divulgação e encontro dos diversos stakeholders, das Smart Cities, congregando Cidades , Empresas e Centros de Saber . Os meu parabéns á AIP , à NOS e aos restantes promotores.
Pedro Barradas
ARMIS
Short Bio
Pedro Barradas é Chief Strategy Officer da ARMIS ITS. A ARMIS ITS é uma empresa comprometida com a digitalização e descarbonização do transporte e da mobilidade, reunindo conhecimentos de Engenharia de tráfego e uma vasta experiência em TI, desde a investigação à implementação de soluções avançadas para melhorar a gestão da mobilidade em sistemas de transporte altamente complexos.
Nos últimos anos Pedro Barradas teve a oportunidade de trabalhar para a Comissão Europeia, na DG MOVE como Perito Nacional Destacado, e de promover políticas de ITS e C-ITS, em estreita colaboração com os diversos intervenientes do Sector, no quadro da CEF. Em 2017, foi Chair do Grupo de Trabalho da 2ª Fase da Plataforma C-ITS sobre Gestão Avançada de Tráfego, centrando-se no C-ITS e Automação.
Atualmente, Pedro e a equipa estão ativamente envolvidos em sistemas avançados de Gestão de Tráfego, nomeadamente o DRIVE 3.0, a terceira geração de um produto desenhado para Centros de Controlo de Tráfego, que assegura a monitorização e supervisão da rede rodoviária, incluindo Gestão de Incidentes e gestão adaptativa do tráfego, que é suportada com diversas ferramentas de sistemas de Apoio à Decisão baseados em simulação e previsão e técnicas de machine learning. Isto constitui a base para apoiar os gestores de mobilidade nas cidades a colocar em prática os seus Planos Estratégicos de Mobilidade Urbana.
Pedro é Engenheiro Civil com Mestrado, com um vasto conhecimento do sector rodoviário, desde o planeamento territorial e de transportes nas cidades até à conceção, construção, operação e manutenção de estradas, gestão de tráfego, gestão de ativos, segurança rodoviária, qualidade e desempenho, inovação rodoviária, normalização rodoviária, Sistemas de Transporte Inteligentes, e política europeia.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável ?
A ARMIS ITS está empenhada na digitalização e descarbonização do transporte e da mobilidade. Reunimos conhecimentos e experiência atualizados para implementar soluções avançadas e sustentáveis, com objetivo de melhorar a gestão da mobilidade em sistemas de transporte altamente complexos.
Sendo a eficiência e a inovação pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável e sendo também estes valores partilhados pela ARMIS Intelligent Transport Systems, não podia estar mais orgulhoso por fazer parte deste evento e especialmente da Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável.
Pedro Camacho
Nearsoft Solutions
Short Bio
Com 21 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas de informação, sendo que nos últimos 11 anos ativamente focado na digitalização de serviços financeiros e governamentais, com especial enfoque na disponibilização de canais digitais que permitam às instituições de forma segura oferecer online todo o tipo de serviços.
Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho, e participação em projetos de digitalização internacionais na Europa, Africa e EUA, em 2017 criou a Nearsoft Solutions empresa tecnológica com especial relevância na disponibilização de canais digitais e acompanhamento de instituições financeiras e governamentais em todas as fases do processo continuo de digitalização.
Durante os últimos 4 quatro anos a Nearsoft Solutions tem participado em vários eventos tecnológicos na Europa, Africa e Israel, sendo Pedro Camacho orador em alguns desses eventos seja na discussão dos desafios da digitalização de processos complexos, seja na mudança de paradigma da utilização de canais digitais especialmente na área Financeira.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência do Financiamento: Público e Privado?
Aceitei o Desafio da Portugal Smart Cities Summit, porque acredito existir um conjunto de novas empresas disruptivas na área digital em Portugal onde está incluída a Nearsoft e que podem e devem dar o seu contributo seja na discussão das temáticas associadas às Smart Cities, seja também fornecendo soluções tecnológicas relevantes e “Made in Portugal”.
A Nearsoft Solutions iniciará a sua primeira ronda de investimento no Q1 de 2021 razão pela qual considero a participação neste painel de Financiamento bastante oportuna dado o contexto atual da empresa.
Pedro Machado
NOS
Short Bio
Licenciado em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem desenvolvido a sua carreira na NOS sempre ligada a temas de inovação e estratégia empresarial.
Apaixonado pelos impactos que a tecnologia pode trazer à sociedade e às empresas, atualmente é responsável pela área de B2B New Business, liderando os negócios de Internet of Things, Analytics e novas propostas de valor assentes no 5G.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
A transformação das cidades portuguesas é já hoje uma realidade. É tempo de fazer e o Smartcities Summit é uma excelente oportunidade para partilhar experiências e potenciar esta transformação.
Pedro Neves Ferreira
EDP
Short Bio
Pedro nasceu a 5 de maio de 1975. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST, Lisboa), MBA pelo INSEAD (França) e completou um Programa avançado de Gestão da Kellogg (EUA).
Iniciou a sua carreira profissional em 1998 como consultor na McKinsey & Company, tendo participado em projectos nos sectores da energia, telecomunicações e retalho. De 2000 a 2003 trabalhou como consultor sénior com a Diamond Cluster em Portugal, Espanha e Bélgica.
Ingressou na EDP em 2003 na Direção de Planeamento Energético, que liderou a partir de 2007 e em 2014 assumiu também a Direção Corporativa de Gestão do Risco.
Em 2016 foi nomeado Administrador da EDP – Gestão da Produção de Energia, S.A.
Desde dezembro de 2019, é Diretor Corporativo da Unidade de Negócio de Gestão de Energia, responsável pelo Trading e Negócio Grossista Ibérico.
Ricardo Pinheiro
Secretário de Estado do Planeamento
Ricardo Pinheiro nasceu em 28 de agosto de 1980.
Licenciou-se em Engenharia e Eletrotécnica das Comunicações em 2005.
Obteve diversas certificações profissionais nas áreas de sistemas solares térmicos e de redes de gás e trabalhou no Grupo Nabeiro, onde foi responsável pela manutenção dos serviços elétricos.
Depois de ingressar no Programa de Capacitação Avançada de Líderes da Gestão da Nova School of Business, concluiu o curso de Gestão da Nova School of Business Economics.
Ao longo de 10 anos, entre 2009 e 2019, exerceu as funções de Presidente do Município de Campo Maior.
A partir de 2017 passou a desempenhar também as funções de Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.
Em 2019 foi eleito Deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista. Integrou a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, como coordenador dos Deputados do seu Grupo Parlamentar e a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.
Rogério Campos Henriques
Fidelidade
Short Bio
Rogério Campos Henriques é atualmente Presidente da Comissão Executiva da Fidelidade, seguradora líder nos ramos Vida e Não Vida em Portugal e Presidente Executivo da Multicare – Seguros de Saúde. No grupo Fidelidade, tem como responsabilidades as áreas de Sistemas de Informação, Advanced Analytics, os Recursos Humanos e o Marketing, bem como a Área de Seguros de Saúde.
Está no Grupo Fidelidade desde 2008, inicialmente com as áreas de SI e como Administrador da Multicare, a seguradora de saúde do Grupo. Durante este período, foi responsável pela implementação do novo Plano Estratégico de SI e liderou o turnaround e a reestruturação organizacional da Direção de Sistemas de Informação do Grupo.
Faz também parte do Advisory Board da CIONET em Portugal e do IDC CIO Council, e é na Associação Portuguesa de Seguradores (APS) responsável pela coordenação da Comissão Operacional “Segurnet” – a plataforma de SI da APS que presta serviços às seguradoras portuguesas.
Antes de ingressar na Fidelidade, trabalhou durante vários anos (1994-2002) na consultora The Boston Consulting Group em Portugal e Espanha, como gerente sénior nas práticas de Telecomunicações e Serviços Financeiros e mais tarde no Grupo Portugal Telecom (2003-2008), sendo responsável pelas áreas de Estratégia e Business Development e posteriormente Chief Marketing Officer para as Operações Africanas do Grupo PT.
É formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e possui um MBA pelo INSEAD.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Saúde e Bem Estar nas Smart Cities?
No contexto global onde predominam cada vez mais soluções smart, o campo da saúde e bem estar é um dos que mais pode beneficiar com revolução. Não só em representação da Fidelidade mas também em título particular, sinto uma enorme obrigação de assumir uma posição ativa neste esforço.
Rosália Amorim
Diário de Notícias
Short Bio
Rosália Amorim é desde há um ano diretora do Diário de Notícias, tendo anteriormente sido diretora do Dinheiro Vivo por quatro anos.
É também comentadora habitual da TSF e dos canais da RTP.
Enquanto jornalista, acompanhou a área do turismo, entre outras, na revista Exame e no Expresso, onde foi ainda editora. Neste percurso, teve ainda passagens como comentadora pelos canais Sic e Sic Notícias. Tem 47 anos, é casada e tem dois filhos.
Rosário Macário
Universidade de Lisboa
Rosário Macário, licenciada em Organização e Gestão de Empresas desde 1987 (ISCTE), Mestre em Transportes desde 1994 (IST-UTL), Doutorada em Sistemas de Transportes desde 2005 (IST-UTL), Agregada em Engenharia Civil desde 2011 (IST-UTL), é Professora Associada e Agregada de Transportes e Vias de Comunicação, Diretora do Grupo de Investigação em Sistemas de Transporte do CERIS –Instituto de Engenharia Civil para a Investigação e Inovação para a Sustentabilidade, do Instituto Superior Técnico (IST), Directora do Mestrado em Sistemas de Transportes do (IST), integra o Conselho Cientifico de diversos Mestrados e Doutoramentos do IST, é ainda Professora Associada da Faculdade de Economia Aplicada da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, e é Membro do Comité Cientifico da Cátedra BNP-Paribas da Universidade de Antuérpia. É fundadora e Presidente da Associação IASA – Institute for Advanced Studies and Awareness. É membro do Conselho Diretivo da WCTRS – World Conference on Transportation R.esearch Society. É também Editora Chefe da revista cientifica “Case Studies on Transport Policy” publicada pela Elsevier.
De 1977 a 1982 foi Supervisora dos Serviços de Assistência em Terra e de 1982 a 1995 foi Oficial de Operações de Vôo em Companhia de Aviação Comercial estrangeira o que lhe permitiu adquirir uma vasta experiência nas áreas de planeamento e coordenação operacional, bem como gestão de equipas multidiscisplinares. Desde 1995 foi responsável na empresa TIS pela organização e gestão dos projectos Europeus e pela criação e posterior desenvolvimento do Departamento de Politicas e Sistemas de Transportes. Dirigiu até hoje mais de 70 consórcios internacionais em projetos de investigação. Dirigiu e desenvolveu estudos de consultoria em diversas áreas, com especial incidência nos domínios de Políticas, Planeamento e Exploração de Sistemas Transportes, tendo assumido a coordenação de diversos projectos Europeus e Internacionais, para instituições como Banco Mundial, Banco Asiático de Desenvolvimento, Banco Africano de Desenvolvimento, Parlamento Europeu, Comissão Europeia. Tem vasta experiência em assessoria a governos de diversos países no domínio de políticas de transportes, onde se destacam para além dos governos Portugueses, o Governo Federal do Brasil – Ministério das Cidades, o Governo da Irlanda, Flandres, Kazaquistão e Uzbequistão, entre outros. É sócia e membro do Conselho de Administração da empresa TIS.pt desde 2000, e Presidente da Assembleia de Accionistas dessa empresa de 2005-2015, e de novo Administradora Executiva desde 2016. Em paralelo com a sua actividade académica e empresarial, foi Vice Presidente do Conselho Cientifico da WCTRS (World Conference on Transportation Research Society) e é actualmente membro do Conselho Directivo dessa mesma Sociedade. Tem diversas publicações científicas (autora de artigos e livros) e é regularmente convidada para os principais fora internacionais de discussão de Politicas de Transportes, nomeadamente OCDE, Comissão Europeia, etc.
Rui Barreto
Secretário Regional da Economia – Gov. Reg. Aut. Madeira
Short Bio
Rui Miguel da Silva Barreto nasceu no Funchal em setembro de 1976.
Licenciou-se em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Línguas e Administração.
É quadro superior da Empresa de Eletricidade da Madeira – EEM, SA, desde 2003.
Foi Deputado à Assembleia da República, entre 2012 e 2015. Deputado à Assembleia Legislativa da Madeira entre 2015 e 2019. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Santana, entre 2013 e 2017, e Vereador na Câmara Municipal do Funchal, de 2017 a 2018. É Presidente da Comissão Política Regional do CDS-PP Madeira (07/2018 até ao presente) e Membro da Comissão Executiva Nacional do CDS-PP (03/2019 até ao presente).
Silvino José Lúcio
Câmara Municipal da Azambuja
Short Bio
Silvino José da Silva Lúcio é Presidente da Câmara Municipal de Azambuja desde 16 de outubro de 2021, tendo sido Vereador do mesmo município desde outubro de 2013 até setembro de 2021, com responsabilidades nos pelouros do Ambiente, Águas e Saneamento, Resíduos Urbanos e Reciclagem, Parques e Jardins, Iluminação Pública, Mercados e Feiras, Cemitérios, Controlo da População Animal e Profilaxia, Obras por Administração Direta, Transportes e Oficinas, Sinalização e Trânsito, Segurança e Juntas de Freguesia.
A sua atividade profissional foi desenvolvida no concelho, onde sempre viveu, como Empresário na área das Obras Públicas e Particulares, tendo como formação o curso Geral de Mecânico.
Destaca-se nas atividades Políticas atuais como Membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista e Presidente da Comissão Política Concelhia do PS (desde 2005).
Adiciona-se ao seu percurso político, o de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Azambuja (outubro de 2013 a outubro 2017), Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja (fevereiro de 2002 a outubro 2009), Membro da Assembleia Municipal de Azambuja (1989 – 2009), Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo (1989-2009), Membro da Assembleia Municipal de Azambuja (1989 – 2009), Membro da Comissão Política da Federação Área Urbana de Lisboa do PS.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Energy Live – Transição Energética: Desafios económicos e ambientais?
Azambuja entendeu que tem um papel a desempenhar no combate às alterações climáticas, uma das maiores ameaças que enfrentamos ao nível, ambiental, social e económico. Entendemos que a partilha de informação é fundamental em qualquer processo estratégico para o município, por isso em resposta a este desafio, pretendemos ser um dos primeiros municípios a ter um Roteiro para a Neutralidade Carbónica, que identifique ações e projetos concretos a desenvolver ao nível da energia, transportes, resíduos e agricultura, floresta e outros usos do solo, tornando o município mais sustentável e competitivo.
Susana Serôdio
APREN
Short Bio
Susana Serôdio is an Environmental Engineering with a master’s in engineering and technology management. Her professional activity has always been linked to the energy and environment field, having started as a researcher in the areas of innovation, technology and policy. After working also on the field of climate change and energy efficiency as a consultant in 2015, she took the role of energy policy analyst in the Technical Department of APREN. She is now the Head of Policy – in this role, she encompasses advice to members and stakeholders in the renewable energy sector, research and development of studies to promote and support policy decision making, representation and defence of APREN’s strategic vision next to the official entities, national and international associations and stakeholders.
Teresa Abecasis
Galp
Short Bio
Teresa is an Executive Director at Galp and leads the Commercial Business Unit. She has consulted for large energy and retail corporations on strategy and culture topics for more than 10 years at Boston Consulting Group. In her career she has also taken business leadership roles at Sovena and Sanofi Pasteur MSD for another 10 years.
A Teresa é Administradora Executiva da Galp e lidera a área Comercial. Durante mais de 10 anos aconselhou grandes empresas no setor do retalho e energia em tópicos de estratégia e cultura com a Boston Consulting Group. Na sua carreira assumiu também a liderança de áreas de negócio na Sovena e Sanofi Pasteur MSD durante outros 10 anos.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Smart Cities: A Transformação Sustentável?
Aceito este convite pela importância de reinventar a vidas nas cidades indo de encontro aos valores da sustentabilidade ambiental e do bem estar físico e mental dos residentes e visitantes. O setor empresarial e as soluções da transição energética em particular a mobilidade verde e a gestão otimizadas dos fluxos de produção e consumo de eletricidade podem ter um contributo determinante para criar cidades onde todos queremos estar e viver.
Vitor Santos
ISEG
Short Bio
Professor Catedrático do ISEG e ex-Presidente da ERSE.
Porque aceitou o convite para participar na Conferência Energy Live – Transição Energética: Desafios económicos e ambientais?
“Participar num Forum em que se discutem temas de grande atualidade e relevância e com impactos expressivos no bem estar das gerações futuras”.